Publicado 09/12/2024 14:02 | Atualizado 09/12/2024 17:50
Rio - Em mais uma fase da Operação Torniquete, contra uma quadrilha de roubos de cargas e veículo, as Polícias Civil e Militar recuperaram diversos veículos e apreenderam armas, no Complexo da Maré, na Zona Norte, nesta segunda-feira (9). A ação policial terminou com três mortos e 13 presos. Entre os mortos está Alessa Brasil Vitorino, de 30 anos, vítima de bala perdida.
Desde o início da manhã, moradores das comunidades relataram tiroteios intensos na região. Por causa do dia de violência, comércios, escolas e unidades de saúde tiveram seus funcionamentos impactados, e principais vias expressas chegaram a ser fechadas. 
Segundo a PM, equipes atuam na Baixa do Sapateiro, Morro do Timbau, Nova Holanda, Parque União, Vila do João e Vila Pinheiros. Três fuzis, uma pistola e uma granada foram apreendidos. A Polícia Civil informou que recuperou veículos roubados.
A Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que na região do Complexo da Maré, 42 unidades escolares foram impactadas. De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), duas escolas da rede estadual precisaram ser fechadas.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as Clínicas da Família (CF) Augusto Boal, Adib Jatene, Jeremias Moraes da Silva e o Centro Municipal de Saúde Vila do João anunciaram o protocolo de acesso mais seguro e interromperam o funcionamento. Já a CF Diniz Batista dos Santos mantém o atendimento à população, mas as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, estão suspensas.
Devido à operação, a Linha Amarela, a Linha Vermelha e a Avenida Brasil chegaram a ter o trânsito interrompido. Segundo relatos, houve troca de tiros na altura da Vila do João, no momento que criminosos estariam tentando fugir da comunidade. As vias já foram liberadas.