Publicado 13/12/2024 21:51 | Atualizado 13/12/2024 22:04
Rio - Um homem ficou ferido devido a um incêndio em um ônibus, na noite desta sexta-feira (13), em Vila Isabel, na Zona Norte. O incidente interditou a faixa da direita da Rua Visconde de Santa Isabel.
PublicidadeSegundo o Corpo de Bombeiros, equipes do quartel do Grajaú foram acionadas para combater as chamas na ocorrência por volta das 21h. A corporação informou que um homem, ainda não identificado, foi socorrido no local com ferimentos moderados. Ainda não há informações se a vítima precisou ser encaminhada para uma unidade de saúde.
Ainda de acordo com os bombeiros, o fogo já foi controlado e as equipes trabalham no rescaldo.
Por causa do incêndio, a pista da direita da Rua Visconde de Santa Isabel está interditada, na altura da Rua Luiz Guimarães, segundo o Centro de Operações Rio (COR). Agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio) e da Guarda Municipal trabalham no local, fazendo o desvio de veículos para a pista da esquerda. O trânsito com retenção no trecho.
Guerra no Morro dos Macacos
Relatos nas redes sociais apontam que criminosos iniciaram o incêndio. A região fica próxima ao Morro dos Macacos, onde houve um intenso tiroteio na noite desta sexta-feira (13). A comunidade, dominada pelo Terceiro Comando Puro (TCP), vem registrando frequentes confrontos com traficantes rivais do Comando Vermelho (CV), que querem expandir seus domínios.
Leandro Nunes Botelho, conhecido como Scooby Doo, de 47 anos, é apontado como principal liderança da facção na favela, caracterizada por ruas íngremes e becos estreitos, de difícil acesso. Já no Morro do São João, dominado pelo CV, a principal liderança do grupo é Willian Souza Guedes, o Corolla, que foi preso em julho deste ano no Jacarezinho, na Zona Norte. No entanto, a prisão do chefe do tráfico não impediu os planos de expansão da facção.
A localização do Morro dos Macacos é considerada favorável para o CV, pois dá acesso à Zona Oeste por meio do Parque Nacional da Tijuca. O 'atalho' é atrativo para a maior facção do Rio, que tenta expandir sua organização criminosa para a Zona Oeste, como vem acontecendo na Gardênia Azul.
A distância entre as duas comunidades é de aproximadamente 4 km, o que facilita a mobilização de traficantes em tentativas de invasões e ações violentas. Este fato fica evidente quando olhamos para o número de tiroteios registrados no Morro dos Macacos.
De acordo com o Instituto Fogo Cruzado, foram 69 confrontos em 2024, incluindo o tiroteio desta sexta-feira, que deixaram 11 mortos e 9 feridos. Entre 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023, o instituto registrou 17 ocorrências de tiros no Morro dos Macacos, com o total de uma pessoa morta e nenhum ferido.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.