A vítima foi baleada na Rua Açaré, um dos acessos ao Morro São JoãoGoogle Stret View
Publicado 08/01/2025 10:36
Rio - O idoso Antônio Alves da Costa, de 76 anos, morreu ao ser baleado em um dos acessos ao Morro São João, no Engenho Novo, Zona Norte, durante um tiroteio entre policiais e criminosos na manhã desta quarta-feira (8). A região vive uma intensa onda de violência devido à disputa de território entre traficantes rivais.

Segundo o Corpo de Bombeiros, os militares foram acionados às 9h33. Até o momento, não há informações sobre a identidade da vítima e nem sobre seu estado de saúde. 
Publicidade
Em nota, a Polícia Militar informou que agentes da UPP São João realizavam uma ação de patrulhamento na comunidade quando foram atacados a tiros por criminosos em uma área de mata no alto do morro, dando início a um tiroteio. Por fim, as equipes constataram que uma pessoa morreu ao ser atingida. A área foi isolada para perícia da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC), que investiga o caso.
"Cabe ressaltar que o policiamento está reforçado por tempo indeterminado nas comunidades do São João e no Morro dos Macacos", comunicou a PM.
Guerra entre facções
As constantes trocas de tiros na região acontecem em meio a uma tentativa de expansão territorial do Comando Vermelho (CV) liderada por traficantes do Morro do São João, no Engenho Novo, que tentam invadir o Morro dos Macacos, comandado pelo Terceiro Comando Puro (TCP).
A distância entre as duas comunidades é de aproximadamente 4 km, o que facilita a mobilização de traficantes em tentativas de invasões e ações violentas.
A localização do Morro dos Macacos é considerada favorável para os criminosos, pois dá acesso à Zona Oeste por meio do Parque Nacional da Tijuca. O 'atalho' é atrativo para a maior facção do Rio, que tenta expandir sua organização para a Zona Oeste, como vem acontecendo na Gardênia Azul.
Em meio à guerra, bandidos hastearam uma bandeira de Israel, em alusão ao Terceiro Comando Puro (TCP) no alto do Morro dos Macacos. Enquanto nas ruas do bairro, criminosos ligados ao Comando Vermelho (CV) fizeram pichações em alusão ao controle da área pela facção.
Leia mais