Os bispos irão auxiliar na Arquidiocese do Rio de JaneiroDivulgação / Arquidiocese do Rio

Rio - Três novos bispos auxiliares foram nomeados pelo papa Francisco para a Arquidiocese do Rio de Janeiro. São eles os monsenhores Joselito Ramalho Nogueira, de Cachoeiro de Itapemirim (ES); Hiansen Vieira Franco, de Guaxupé (MG); e José Maria Pereira, de Petrópolis (RJ).
"Nossos irmãos bispos chegam para auxiliar e fortalecer o II Sínodo [assembleia de sacerdotes] Arquidiocesano sobre as Missões, que está em curso em nossa arquidiocese. Em sintonia com o lema, 'Corações ardentes, pés a caminho', eles também são chamados a despertar e formar a consciência da centralidade da missão na vida da Igreja, estimular o ardor missionário dos fiéis, organizar estruturas missionárias em todos os níveis da vida eclesial e orientar o planejamento de ações missionárias permanente’", destacou Dom Orani Tempesta, cardeal-arcebispo do Rio.
O arcebispo também agradeceu ao papa. "Agradecemos a solicitude do Santo Padre em nos conceder mais três auxiliares tendo avisado antes mesmo de sua internação. Agora nós o seguimos rezando pela sua saúde, pois está internado no Hospital Gemelli, em Roma, sob cuidados médicos rigorosos por conta de pneumonia bilateral".
Com os três novos nomeados, a Arquidiocese passa a ter oito bispos auxiliares: Roque Costa Souza, Paulo Alves Romão, Tiago Stanislaw, Célio Calixto e Antonio Luiz Catelan Ferreira, além dos recém-chegados.
Perfil:
Monsenhor Joselito Ramalho Nogueira: Tem 59 anos e 31 de sacerdócio. Nascido no dia 10 de novembro de 1964, em Conceição de Muqui (ES). Em Cachoeiro de Itapemirim foi ordenado presbítero no dia 19 de junho de 1993. Atualmente, é vigário-geral, professor de Teologia e pároco da Paróquia de Santo Antônio de Pádua, em Rio Novo do Sul (ES).

Monsenhor Hiansen Vieira Franco: Nasceu no dia 21 de maio de 1971, em Campestre (MG).Tem 53 anos e está há 20 no sacerdócio. Desde 2023, é reitor do Seminário da Diocese de Guaxupé (MG), colaborador nos finais de semana nas paróquias Sagrada Família e Santo Antônio, em Machado (MG), professor e diretor-geral adjunto da Faculdade Católica de Pouso Alegre (MG).
Monsenhor José Maria Pereira: Tem 66 anos de idade e 37 de sacerdócio. Atualmente, é pároco da Paróquia São José, em Petrópolis, vigário-geral, moderador da Cúria e juiz do Tribunal Eclesiástico. Nasceu em 2 de março de 1958, na cidade de Senhora dos Remédios (MG).