Na Marquês de Sapucaí foram recolhidas 66,5 toneladas de resíduosReginaldo Pimenta/Agência O Dia

Rio - O balanço parcial das operações ocorridas entre sexta-feira (28) e segunda (3) foi divulgado pela Prefeitura do Rio. O levantamento destaca ações de segurança, fiscalização, atendimento médico e limpeza urbana. Nos quatro primeiros dias de folia quase dois mil produtos irregulares foram apreendidos e mais de 1.500 pessoas atendidas em postos de saúde na Sapucaí.
Comércio irregular e crimes combatidos
Ao longo dos quatro primeiros dias do Carnaval, foram apreendidos mais de 1.800 produtos irregulares, incluindo bebidas diversas e garrafas de vidro, cuja venda é proibida por questões de segurança.
Equipes da Guarda Municipal (GM-Rio) também registraram nove conduções de suspeitos para delegacias, sendo oito na Sapucaí e uma no bloco Sargento Pimenta. Entre as ocorrências, um adolescente de 16 anos foi apreendido após roubar o telefone de uma turista mexicana e atacar passageiros de um táxi com um grupo maior. Dois turistas holandeses foram feridos na ação.
Outro caso registrado foi a prisão de um ambulante não autorizado, que vendia bebidas alcoólicas no bloco Sargento Pimenta e resistiu à abordagem dos guardas do Grupamento de Operações Especiais (GOE).
Entre sexta (28) e domingo (2), foram aplicadas 1.653 multas por infrações diversas. Na fiscalização estacionamento irregular foram realizadas 233 remoções e 691 autuações.
A Secretaria de Ordem Pública (Seop) e a GM-Rio intensificaram a fiscalização nas ruas, principalmente nas zonas Sul e Central, além do Sambódromo.
Mais de 1.500 atendimentos na Marquês de Sapucaí
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrou 1.586 atendimentos nos postos médicos do Sambódromo ao longo desses quatro dias de festa. Desses, 112 foliões precisaram ser transferidos para hospitais municipais.
A estrutura montada na Sapucaí conta com seis postos de atendimento, 32 leitos e 12 poltronas de hidratação. Aproximadamente 200 profissionais trabalham no local, além de 16 ambulâncias.
Toneladas de lixo recolhidas
Em apenas duas noites de desfiles do Grupo Especial, a Comlurb recolheu 66,5 toneladas de resíduos na Marquês. No entorno, foram coletados 17,5 toneladas de lixo.
Já nos blocos de rua, a limpeza foi de 61,4 toneladas, com destaque para o bloco “Que Pena Amor”, que gerou 9,2 toneladas de lixo.
Foram mobilizados cerca de 8.500 garis, 200 veículos e 12.500 contêineres espalhados pela cidade para o descarte correto dos resíduos. Também foram utilizados 20 mil litros de sabão e 5 mil de essência de eucalipto para higienização dos espaços.
Pulseiras de identificação para crianças e ambulantes
A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) distribuiu 1.142 pulseiras de identificação para crianças e adolescentes em diferentes pontos da cidade, como na Marquês de Sapucaí, Avenida Intendente Magalhães, Parque Realengo Susana Naspolini e Praça General Osório.
Além disso, 33 crianças foram atendidas no Espaço de Convivência montado no EDI Rachel Queiroz, ao lado do Sambódromo. O lugar oferece suporte aos filhos de ambulantes que trabalham pela região.
Fiscalizações na Sapucaí
O Procon Carioca realizou 81 visitas a estabelecimentos no Sambódromo. Na segunda-feira (3), agentes retornaram a seis pontos que haviam sido notificados anteriormente. Todos regularizaram suas pendências.
Luta contra a importunação sexual
A campanha “Carnaval Mais Seguro para as Mulheres”, organizada pela Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, atendeu sete foliãs na segunda (3). Seis desses casos ocorreram na Sapucaí e um na Avenida Intendente Magalhães.
A ação triplicou o número de profissionais especializadas para oferecer acolhimento imediato às mulheres, passando a ter 270.
Material reciclável coletado
Mais de 28 toneladas de resíduos recicláveis foram coletados até o momento. Promovida pela campanha “Folia Verde”, organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima (SMAC), o programa atua tanto no Sambódromo quanto nos blocos de rua.