Publicado 19/03/2025 08:46
Rio - Funcionários do Complexo do Alto do Corcovado participaram, na manhã desta quarta-feira (19), de um curso sobre técnicas de ressuscitação cardiopulmonar. A medida ocorre após o turista gaúcho Jorge Alex Duarte, de 54 anos, sofrer um mal súbito e morrer nas escadarias de acesso ao Cristo Redentor no último domingo (16).
PublicidadeO treinamento, que tem duração de cerca de 40 minutos, foi ministrado pela equipe do Laboratório de Simulação Realística do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), do Ministério da Saúde. A atividade foi conduzida por dois médicos e duas enfermeiras.
No início do curso, os participantes responderam um quiz sobre parada cardiorrespiratória e, em seguida, assistiram a um vídeo com a apresentação das técnicas de ressuscitação cardiopulmonar. Na parte prática do treinamento, os alunos aplicaram as técnicas aprendidas em bonecos que simulam torsos de corpos adultos.
Em nota, a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro reforçou que continuará disponibilizando uma ambulância, com equipamentos de atendimento médico e primeiros socorros, para suporte às atividades no Santuário Cristo Redentor.
Na terça-feira (18), às 13h, um turista dinamarquês passou mal na Estrada do Corcovado. Segundo relato da ocorrência, ele estava fazendo trilha e teve falta de ar. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e a ambulância o atendeu imediatamente, socorrendo o visitante e o levando ao Hospital Miguel Couto, no Leblon, na Zona Sul.
A partir desta quarta-feira, o ICMBio disponibilizará uma ambulância do tipo UTI Móvel para atendimento dos visitantes. Durante todo o seu período de funcionamento, das 7h às 19h, o veículo vai contar com um médico, um enfermeiro e um condutor - que também é socorrista - de plantão, além de todos os equipamentos previstos para este tipo de unidade móvel de atendimento.
Medidas após morte de turista
A visitação ao Cristo Redentor foi retomada na manhã desta terça (18), após uma vistoria da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor e do Procon-RJ. O acesso ao monumento foi interditado na segunda-feira (17).
Devido ao incidente, a Secretaria de Defesa do Consumidor anunciou novas medidas para garantir o atendimento médico aos visitantes, entre elas o funcionamento ininterrupto dos dois postos de saúde do local, das 7h às 19h, sob responsabilidade das concessionárias Trem do Corcovado e Paineiras Corcovado.
A Delegacia do Consumidor (Decon) investiga se houve omissão de socorro ou crimes contra as relações de consumo no caso da morte do turista gaúcho. A apuração busca esclarecer possíveis falhas no atendimento médico, além de problemas de infraestrutura e acessibilidade na área.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.