Turistas e cariocas voltaram a lotar o Cristo Redentor após reaberturaReginaldo Pimenta/Agência O Dia

Rio - A visitação ao Cristo Redentor foi retomada, na manhã desta terça-feira (18), após uma vistoria da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor e do Procon-RJ. Os acessos à atração haviam sido interditados nesta segunda-feira (17), após o turista gaúcho Jorge Alex Duarte, de 54 anos, passar mal e morrer nas escadarias do Complexo do Alto Corcovado, no fim de semana. 
Entre as medidas que devem ser cumpridas, anunciadas ontem pela Secretaria de Defesa do Consumidor, estão o funcionamento dos dois postos de saúde presentes no local, do primeiro ao último visitante, de responsabilidade das concessionárias Trem do Corcovado e Paineiras Corcovado. Na ocasião, o posto médico do Complexo do Alto do Corcovado não estava em funcionamento. 
"A gente tinha um problema de divergência do horário do posto médico e, a partir de agora, ficou determinado o funcionamento das 7h às 19h, ou seja, quando aqui entrar o primeiro turista, o primeiro consumidor, o posto médico tem que estar funcionando com toda a infraestrutura para atender toda vez que houver necessidade", pontuou o secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, que acompanhou a fiscalização.
O secratário apontou ainda que o horário de funcionamento do posto era de 9h às 17h, apesar da venda de bilhetes e entrada começarem por volta das 7h. Entretanto, havia autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela concessão, para o funcionamento desde a abertura. 
Segundo testemunhas, o turista desmaiou por volta das 7h30 e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou às 8h13 para atendimento, mas ele já estava sem vida. A secretaria também estabeleceu que uma ambulância deve ficar disponível no local para prestar os primeiros socorros aos visitantes durante todo o horário de funcionamento.
 
"Existia aquela dependência do Samu, de ter que chamar quando houvesse necessidade. Acabou, agora a gente tem instalada aqui 'direto' uma ambulância. E, também, a Arquidiocese se solidarizou e ofereceu mais uma ambulância, todas as vezes que houver a necessidade de missa e algum evento católico", afirmou o secretário, que anunciou ainda a implementação de postos de reidratação pelo parque.
Em publicações nas redes sociais, o Trem do Corcovado e a Paineiras Corcovado informaram que as atividades de visitação ao monumento do Cristo Redentor foram retomadas normalmente. Em nota, o ICMBio disse que vai custear uma ambulância que ficará de plantão durante todo o horário de visitação, localizada no Alto Corcovado.
O ICMBio informou ainda que o equipamento será disponibilizado com recursos da instituição, via encargos acessórios, após a concessionária Trem do Corcovado enviar um ofício fazendo esta solicitação. Também na nota, o Instituto afirmou que a manutenção e o pleno funcionamento do posto é de responsabilidade das empresas, conforme previsto no contrato fiscalizado.
"A reunião com o Procon reforçou que é de obrigação das concessionárias Trem do Corcovado e Paineiras Corcovado cuidarem dos respectivos postos de primeiros socorros que ambas mantêm dentro do Parque. O ICMBio reforça que está cumprindo com a sua responsabilidade de órgão fiscalizador e está apurando, junto a concessionária, as circunstâncias da triste fatalidade", continuou.
A instituição reforçou ainda que "as tratativas do ICMBio junto ao IPHAN para a rápida aprovação dos projetos de acessibilidade em todo o Alto Corcovado estão em andamento e as obras devem iniciar o quanto antes". No domingo, o Santuário Cristo Redentor havia dito que "o Complexo não possui acessibilidade universal, não possui uma equipe de brigadistas e socorristas, nem ambulância".
Nesta terça-feira, após a vistoria, Fonseca anunciou que foi instalada uma comissão para acompanhar e fiscalizar as execuções relacionadas à acessibilidade da atração. O secretário explicou também que um protocolo de segurança foi implantado, para que os visitantes possam aproveitar a atração seguros e amparado pela lei. Após a reabertura, por volta das 8h, turistas e cariocas voltaram a lotar a atração.
"Nós vamos agora, mais do que nunca, acompanhar e cobrar. Como a gente disse anteriormente: a responsabilidade é de todos, não tem essa de um órgão ficar jogando para o outro. É responsabilidade do Governo do Estado, é responsabilidade de todos, para que a população não sofra e que o turista possa participar, viver aqui, com a certeza de que a lei está sendo cumprida e o que é dele de direito, ele vai utilizar, com a certeza de que está seguro", completou. 
Missa vai homenagear turista gaúcho
O corpo de Jorge Alex foi velado na capela Laudato Si e, às 12h desta terça-feira, o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor celebra uma missa em homenagem ao turista, presidida pelo reitor, Padre Omar. Além disso, o vigário colaborador do Santuário, Padre João Damasceno, vai realizar o velório da vítima, no Crematório e Cemitério Cristo Rei, no Centro de São Leopoldo, cidade do Rio Grande do Sul, às 10h30.
*Colaborou Reginaldo Pimenta