Turista mineiro foi baleado na Zona PortuáriaRede Social

Rio - O turista mineiro e engenheiro Vinícius Dias baleado no último domingo (6), na Zona Portuária do Rio, passou por cirurgia e tem quadro de saúde estável. Nas redes sociais, a mulher dele, a nutricionista Poliana Ribeiro, revelou os momentos de terror que sofreu ao lado do marido e dos sogros ao serem ameaçados de morte pelo bandido.


A família estava próxima ao Armazém 4 e aguardava para embarcar em um cruzeiro para a Europa, quando foi alvo do criminoso, que tentou fugir do local em um carro roubado, mas acabou sendo preso.

"Esse bandido não levou nada, então a gente vê que é uma pessoa de má índole, mau caráter, que só queria realmente acabar com a vida de alguém em um lugar super movimentado, às 12h, onde tinha crianças e idosos, muitas pessoas. Ele covardemente, primeiro me abordou, eu não coloquei maldade nenhuma, primeiro pelo local que era e pelo horário", explicou.

Segundo Poliana, o homem a abordou fazendo questionamentos sobre o cruzeiro e se o engenheiro seria militar da Marinha, mas se afastou em seguida. No entanto, logo depois, ele ameaçou sequestrar e matar a família.

"Ele ficou reparando a gente e eu achei muito estranho, só que não deu mais tempo, ele abordou meu marido pelo lado do carro, e nisso mandou que todos nós entrássemos dentro do carro. Ele falou que ia sequestrar a gente, falou que ia a gente, ia matar todos nós, aí ele pediu colar, pertences, mas não deu tempo. Ele começou a ficar nervoso, meu marido percebeu que aquilo ali seria um sequestro, conseguiu descer do carro e nisso ele (o bandido) deu quatro tiros no meu marido", contou.

Emocionada, a nutricionista explicou ainda que Vinicius reagiu para salvá-los. “O que meu marido falou foi que não ia deixar ele matar os pais e eu, que entre todo mundo morrer e ele, preferia morrer”, disse.

Os disparos atingiram o abdômen e também o rosto da vítima, que segue em recuperação no Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro. Ainda em relato nas redes sociais, nesta terça-feira (8), Poliana contou que o marido não corre risco de morte. 
"A imagem de tudo que a gente passou ainda está na minha cabeça, realmente não está sendo fácil, mas graças a Deus ele não corre risco de vida, a cirurgia que ele passou foi ótima. Claro, ele ainda está um pouco debilitado, passando por dificuldade de mastigação, por conta do tiro que tomou no rosto, ainda sente muita dor onde foi feita a cirurgia, mas aqui no hospital estamos sendo muito bem assistidos, tanto pela equipe médica, quanto a de enfermagem são excelentes", afirmou.

Apesar da melhora, não há previsão de alta. "Estamos aguardando um laudo do ortopedista, porque ele ainda não está podendo andar, ele está sentindo as pernas, mas estamos esperando para saber se houve alguma fratura e se vai precisar de algum tipo de cirurgia. Queremos que seja feita justiça, infelizmente foi com minha família, mas podia ser com qualquer outra, porque era um local muito movimentado e espero que o bandido não saia da cadeia antes que meu marido saia do hospital", acrescentou.

Por fim, a nutricionista agradeceu a equipe do porto que prestou os primeiros socorros à vítima. "O médico falou que se tivesse passado mais 10 minutos meu marido não tinha sobrevivido", disse.
O crime
Segundo a Polícia Militar, o suspeito iniciou a tentativa de roubo na altura do Armazém 4 e o turista entrou em luta corporal com ele, quando foi baleado. Equipes do 5º BPM (Praça da Harmonia) estiveram no local e socorreram o homem para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro.
Após o crime, o assaltante fugiu em um carro roubado e houve perseguição dos PM e de agentes da Operação Centro Presente. Os policiais conseguiram interceptar o veículo na Rua Barão de Tefé onde ocorreu um confronto. O criminoso ainda tentou continuar fugindo pelo Morro do Pinto, mas acabou sendo detido por equipes da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Providência.
Com o bandido foram apreendidos um revólver calibre 38, alguns bens e o automóvel roubados. De acordo com a Polícia Civil, ele foi conduzido por policiais militares à 5ª DP (Mém de Sá) e autuado em flagrante pelos crimes de roubo e tentativa de latrocínio. O caso foi encaminhado à Justiça