Governador Cláudio Castro e outras autoridades estiveram na inauguração da unidadeDivulgação / Rogério Santana

Rio – A Zona Oeste ganhou, nesta segunda-feira (7), a primeira unidade estadual dedicada exclusivamente ao tratamento oftalmológico pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Localizado em Senador Vasconcelos, o Instituto Estadual dos Olhos (IEO) funcionará no anexo do Hospital Eduardo Rabello.
A unidade terá capacidade para mais de 400 cirurgias e mil consultas por mês. Com investimento de R$ 5,7 milhões, o IEO contará com duas salas cirúrgicas, sete leitos de recuperação e seis consultórios. Pacientes regulados pelo Sistema Estadual de Regulação (SER) poderão realizar cirurgias de catarata, glaucoma e outros procedimentos oftalmológicos, como tratamento de ceratocone, córnea, estrabismo adulto e plástica ocular.
O local também conta com aparelhos para Tomografia de Coerência Óptica (OCT), que analisa todas as camadas da retina sem o uso de radiação. Exames como mapeamento de retina, ultrassonografia ocular e topografia de córnea são outros serviços disponíveis.

“Essa entrega é muito simbólica para a população da Zona Oeste do Rio de Janeiro", destacou o governador Cláudio Castro, que esteve na inauguração.

Segundo a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, os atendimentos seguirão o modelo “Day Hospital”, que permite que o paciente retorne para casa no mesmo dia da cirurgia. “Isso tudo otimiza ainda mais os procedimentos e possibilita que um maior número de pacientes consiga ser atendido”, explicou Claudia.

Reforma do Eduardo Rabello

O prédio do Hospital Eduardo Rabello, voltado ao atendimento geriátrico, também passou por reformas. Com um investimento de R$ 13 milhões, a unidade busca ampliar os 31 leitos para 69, sendo sete de terapia intensiva.

O local oferece atendimento em 14 especialidades e realiza cerca de 349 mil atendimentos por ano.