Luan ganhou da equipe do CTI do HEGV uma camisa do Flamengo ao completar 15 anosDivulgação

Rio – Luan Silva da Costa, de 15 anos, recebeu alta nesta segunda-feira (7) do Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha, Zona Norte, depois de 12 dias de internação por ter o olho perfurado por um espeto de churrasco. O jovem chegou à unidade no dia 26 de março em estado grave após sofrer o acidente dentro de um ônibus.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), o menino voltava de um passeio com amigos quando o coletivo em que estava foi parado devido a um "conflito entre grupos rivais" de adolescentes. Luan estava descansando com a cabeça encostada na janela e foi atingido. Um casal testemunhou o acidente e acionou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Já no Getúlio Vargas, o jovem passou por uma cirurgia que durou mais de três horas. “O exame radiológico nos causou espanto, havia uma fina estaca de madeira atravessando seu crânio pelo olho esquerdo”, lembra o diretor da unidade, Paulo Ricardo Costa.
Em 31 de março, quando completou 15 anos de idade, Luan ganhou da equipe do Centro de Tratamento Intensivo (CTI) uma festa surpresa, com bolo, frutas e uma camisa do Flamengo, seu time do coração.
"Nunca imaginei que, mesmo depois de tudo o que aconteceu, eu teria um momento como esse aqui no hospital. Eu não esperava, mas estou muito feliz. Vou guardar isso no meu coração para sempre”, agradeceu o adolescente, que ficou ainda mais de uma semana em observação e recuperação na enfermaria pediátrica antes de receber alta.
A reportagem de O DIA tentou buscar mais detalhes sobre o conflito que vitimou Luan. A Polícia Militar afirmou que não foi acionada; e a Polícia Civil divulgou apenas que o caso foi registrado na 21ª DP (Bonsucesso) e que a investigação ainda está em andamento.