Rogéria Reis não perdeu tempo em reclamar do frio que sentiu nesta manhãPedro Teixeira / Agência O Dia
'Detesto frio': menor temperatura do ano é motivo de reclamações entre os cariocas
O DIA foi até Jacarepaguá, onde os termômetros marcaram 17,7º C nesta terça-feira
Rio - Os cariocas costumam ter as praias da Cidade Maravilhosa como destino certo em dias de calor. Com isso, muitos precisam se desdobrar para pensar em passeios agradáveis em dias de frio. Na manhã desta terça-feira (8), a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Jacarepaguá, na Zona Oeste, registrou a menor temperatura do ano, com 17,7º C, às 7h. O DIA esteve no bairro para ouvir os planos - e reclamações - dos cariocas a respeito do frio.
O aposentado Muriaci Barbosa, por exemplo, contou que, logo ao acordar, já teve seu primeiro descontentamento quanto à queda de temperatura. Ao tomar banho, ele precisou pular e cantar para tentar aquecer o corpo embaixo d'água.
"Acordei para ir ao banheiro e senti que estava frio. Onde eu moro, ali perto do valão, já costuma fazer mais frio normalmente. Nascido e criado no Rio de Janeiro, me dou melhor com o calor, já estou acostumado. Mas nesse tempo frio, eu prefiro ficar deitado em casa, lendo minha Bíblia que eu ganho mais. Quando está frio, a água do banho vem gelada (risos). Então tenho que cantar, pular… É 'brabo'", criticou o Barbosa, como é conhecido na região, de 70 anos.
"Eu detesto frio", exclamou a cearense Rogéria Reis, de 44 anos, assim que perguntada sobre a temperatura. Moradora do Rio há quase 20 anos, ela contou que não pensa duas vezes ao sair para a praia quando o tempo esquenta na cidade. Hoje, ela tirou o casaco do armário e saiu com a filha de 15 anos para ir ao mercado. "Prefiro sol, mora aqui há muitos anos. Quando está frio, eu gosto de ir ao shopping, porque é um lugar fechado, mais reservado. Gosto de ir ao cinema, passear com a minha filha, mas hoje estou na 'correria'", explicou.
Em meio a diversas reclamações ouvidas pelo DIA, houve uma pessoa que celebrou a temperatura baixa. A esteticista Flávia Gomes, de 43 anos, já tem até programa certo para curtir o frio: ficar em casa para assistir televisão e comer pizza. Ela relembrou em tom de insatisfação o período de 40 dias - entre 31 de janeiro e 11 de março - que o Rio passou sem registro de chuva significativa.
"Esses dias estão bem frios perto do que a gente está acostumado. Vinha fazendo um calor insuportável no Rio, mas deu uma boa esfriada no tempo. Se eu não me engano, ficou mais de um mês sem chover e esquentou bastante. Eu prefiro frio! Sempre ando com um casaco, porque mesmo quando faz esse 'solzinho', pode ser que, no fim do dia, o tempo fecha, começa o frio, pode chover… Não dá para sair sem um casaco quando o tempo está assim. Nesse frio, eu gosto de ficar em casa, assistir uma televisão, pedir uma pizza. Tudo menos ir para a rua", contou com um casaco de malha fina pendurado no braço.
Para decepção da grande maioria dos entrevistados, o Rio deve ter céu nublado e pancadas de chuva ao longo da semana. Em relação à temperatura, a previsão aponta para manhãs frias, mas o tempo esquenta ao longo do dia, com máximas variando entre 30º C e 34º C entre quarta-feira (9) e sábado (12).







Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.