Rio - O prefeito Eduardo Paes movimentou as redes sociais nesta quinta-feira (24) ao falar sobre as próximas atrações do evento 'Todo Mundo no Rio', que neste ano recebe Lady Gaga na Praia de Copacabana, na Zona Sul, em 3 de maio. Durante o lançamento do 'Rio o Ano Inteiro', no Roxy Dinner Show, Paes voltou a deixar claro seu desejo pelo show gratuito da banda irlandesa U2.
"Eu quero anunciar que o U2 vai estar aqui no ano que vem. Os meus caras não acreditam em nada que eu fale, que eu vaze, porque aprenderam que comigo, se contar, eu vazo. O meu desejo: o U2. Se trouxer a Beyoncé para o Brasil, literalmente eu vou ser o rei dos gays", brincou.
Interpretado de maneira errada, o prefeito precisou ir ao X, antigo Twitter, para desmentir que já havia anunciado os irlandeses como atração para 2026. Na publicação, Paes deixou claro que não há nada fechado com a banda e que o show é uma vontade dele.
"A quem interessar possa: eu não anunciei show do U2 em Copacabana no próximo ano. A única coisa que disse é que eu gostaria que tivesse U2 em Copacabana no próximo ano. Pela atenção, obrigado!", escreveu.
O post, no entanto, abriu margem para que os fãs fizessem seus pedidos. Nos comentários, os internautas manifestaram interesse por alguns artistas internacionais. Entre os nomes mais mencionados, estão: Beyoncé, Rihanna, Mariah Carey, Taylor Swift, Bruno Mars, Adele, Iron Maiden, BTS e mais.
"Esquece U2, meu Deus. Traz a Beyoncé que aí sim vai ser perfeito", opinou um perfil. "Traz a Taylor Swift que a gente lota até de barco aquela praia", pediu outro. "Ano que vem queremos Rihanna, meu prefeito", disse um internauta. "Eu também gostaria muito. Sou fã de U2”, afirmou outro.
No ano passado, mais de 1,6 milhão de pessoas foram à Praia de Copacabana para o show histórico de Madonna. Neste ano, Lady Gaga é a diva pop que subirá ao palco montado em frente ao Copacabana Palace.
A apresentação única deve reunir um público de 1,5 milhão de pessoas, além de movimentar a economia do Rio em cerca de R$ 600 milhões. Os eventos fazem parte de uma série de shows que já entrou no Calendário de Eventos do Rio de Janeiro, e ocorrerá todo mês de maio até, pelo menos, 2028.
Prefeitura apresenta calendário oficial de eventos
Nesta quinta (24), a prefeitura do Rio, através da Riotur, lançou o 'Rio o Ano Inteiro', a nova plataforma que concentra a agenda dos principais eventos da cidade em um mesmo lugar. Além do calendário, foi divulgado o estudo 'Rio: Destino dos Grandes Eventos', que prevê uma arrecadação de R$ 1,7 bilhão em impostos relacionados ao turismo e eventos entre 2025 e 2028.
"É uma iniciativa muito importante. A consolidação de um calendário permite planejamento e que os diferentes setores da economia se estruturem melhor — os hotéis, casas como o Roxy, enfim. O governo pode se preparar melhor e tomar medidas importantes da área de segurança. Tudo isso vai ajudando a gente a organizar as coisas e vai mudando a narrativa sobre a cidade", afirma o prefeito Eduardo Paes.
Com o objetivo de facilitar o planejamento de moradores, turistas e produtores de eventos, a nova plataforma, que já disponível no site da Riotur, será atualizada constantemente.
Rio prevê arrecadação de R$ 1,7 bilhão em turismo e eventos
De acordo com o estudo 'Rio: Destino dos Grandes Eventos', desenvolvido em parceria entre a Riotur e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), a cidade do Rio arrecadou, entre 2021 e 2024, mais de R$ 1,2 bilhão em impostos de serviços ligados ao turismo e eventos. A projeção é de um crescimento superior a 40%, chegando à marca de R$ 1,7 bilhão, no período de 2025 a 2028.
"O Rio de Janeiro se consolida, cada vez mais, como a capital dos grandes eventos. Seja Carnaval, G20, Web Summit ou shows históricos como o da Madonna e agora da Lady Gaga, a cidade mostra sua capacidade de receber o mundo com segurança, estrutura e espetáculo. É geração de emprego, movimentação econômica e projeção internacional. Não é só um show — é o Rio ocupando o lugar que lhe pertence: o de palco principal do Brasil e do mundo", diz o vice-prefeito Eduardo Cavaliere.
Em 2024, impulsionado pelo show da Madonna em Copacabana, o município arrecadou R$ 424,7 milhões — um aumento de 12,9% em relação a 2023. O levantamento também aponta que, somando empregos formais e microempreendedores individuais (MEIs), o setor de eventos e turismo gerou 31,6 mil postos de trabalho no ano passado, segundo dados do CAGED e do Portal do Empreendedor.
O ano de 2024 foi o melhor da série histórica: a arrecadação com ISS de Eventos (serviços de diversões, lazer, entretenimento e congêneres) alcançou quase R$ 160 milhões, o equivalente a 2,5% do total arrecadado com ISS na cidade, o maior percentual já registrado. Esse valor representa um crescimento de 62,8% em relação ao período pré-pandemia (2019), ou um acréscimo de R$ 60,9 milhões. Considerando a soma do ISS de Eventos e do ISS de Turismo, os dois setores juntos responderam por 6,7% de toda a arrecadação municipal em 2024.
No ano passado, o Rio recebeu mais de 4 mil eventos, que reuniram um público estimado em mais de 20 milhões de pessoas. O número inclui megaeventos como o Carnaval, o Réveillon, o show da Madonna e o Rock in Rio.
O Carnaval foi o maior destaque em termos de público: os blocos de rua, desfiles das Escolas de Samba e demais eventos carnavalescos somaram 8 milhões de participantes, o equivalente a 38,9% do total. Na sequência, vieram: Demais eventos realizados no Rio: 5,3 milhões (25,6%); Réveillon: 5 milhões (25,6%); Show da Madonna: 1,6 milhão (7,8%); e Rock in Rio: 700 mil (3,4%).
Em relação aos eventos fora da categoria de megaeventos, a média de público foi de 1,5 mil pessoas por evento. Do total realizado, 63,5% concentraram-se em três tipos principais: Entretenimento (35,4%), Feiras (19,7%) e Esportes (8,5%).
"O calendário de eventos oficial do Rio que lançamos hoje é o retrato de uma cidade pulsante, que esbanja cultura e diversidade, que abraça a inovação, fomenta os novos negócios, vibra com o esporte e celebra a vida. Uma cidade que é símbolo do Brasil para o mundo. Além de centralizar a programação, o calendário unificado de eventos permite que as pessoas se organizem com antecedência e colabora diretamente para atrair turistas", destaca Bernardo Fellows, presidente da Riotur.
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