Parque tem pista de skate, quadras poliesportivas e brinquedosarquivo o dia
Cinquenta segundos para contemplar essa maravilha do Legado Olímpico, premiada internacionalmente, ao som da Rainha do Rock.
— Guilherme Schleder (@Guischleder) May 3, 2025
Mais um prêmio na conta.
O Parque Rita Lee foi o vencedor do prêmio Monocle Design Awards na categoria “Best Project Evolution” Melhor Evolução de Projeto pic.twitter.com/YPojBmM9eP
O projeto transformou a antiga Via Olímpica, principal área dos Jogos Rio 2016, em um espaço público multifuncional. Com uma área de 136 mil metros quadrados, o parque oferece uma variedade de atrações, incluindo uma praça molhada com 190 esguichos de água, skate park reformado, muro de escalada, quadras poliesportivas, brinquedos infantis, bosque com mais de 1.100 árvores e áreas de convivência.
A premiação reconhece a capacidade do projeto em reimaginar e reaproveitar infraestruturas existentes, promovendo a sustentabilidade e o bem-estar urbano. O Parque Rita Lee não apenas preserva a memória dos Jogos Olímpicos, mas também oferece um espaço inclusivo e acessível para a comunidade local.
“Com muita frequência, os Jogos Olímpicos deixam para as cidades-sede um legado urbano de elefantes brancos. Não é o caso da zona oeste do Rio de Janeiro, onde os arquitetos paisagistas da Ecomimesis Soluções Ecológicas transformaram a cinzenta via de pedestres que era o Caminho Olímpico em um parque divertido e colorido que leva o nome da falecida rainha do rock brasileiro, Rita Lee”, disse o artigo publicado pela Monocle.
Além do reconhecimento no Monocle Design Awards, o parque foi finalista no AIPH World Green City Awards 2024, na categoria "Living Green for Urban Infrastructure and Liveability", destacando-se por suas práticas sustentáveis e foco na qualidade de vida urbana.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.