Escola Leitão Cunha, na Tijuca, fica destruída durante incêndioReprodução/BDRJ

Rio - Um incêndio de grandes proporções atingiu a Escola Municipal Leitão da Cunha, na Tijuca, Zona Norte, na madrugada desta quinta-feira (15). A unidade fica localizada na Rua Major Ávila, mas a entrada dos estudantes e funcionários acontece pela Rua Babilônia. Em imagens, é possível ver que o espaço foi destruído pelo fogo. Não houve feridos.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o acionamento ocorreu às 3h43 e os quartéis da Tijuca e Vila Isabel atuaram. No início da manhã, o fogo já havia sido controlado, mas os militares ainda trabalhavam na realização do rescaldo.
Segundo o Centro de Operações Rio, até o momento, apenas a Rua Babilônia segue interditada. CET-Rio e Guarda Municipal também seguem no local.

Fundada em 1908 e tradicional na região, a escola ainda servia como local de votação durante as eleições e estava em processo de reforma para se tornar um Ginásio Educacional Tecnológico. O colégio atendia 120 alunos, do 1º ao 5º ano, e contava com seis salas de aula.
De acordo com secretário de Educação Renan Ferreirinha, todos os estudantes e professores serão realocados para Escola Municipal Orsina da Fonseca, no mesmo bairro, na próxima segunda-feira (19).

"A Escola Orsina da Fonseca vai receber alunos e professores para que o ano letivo não seja prejudicado e assim que a limpeza estiver sendo feita aqui na escola, a gente já vai começar a reconstrução. É importante destacar que nós acabamos de fazer uma forma para transformar a escola em um Ginásio Educacional Tecnológico (Get), que é uma nova política pública inovadora e na reconstrução nós faremos o mundo Get aqui, com o que tem de melhor", explicou.

Ainda segundo Ferreirinha, o teto de madeira desabou no casarão central, mas outras três áreas da unidade foram preservadas. "Essa é uma escola histórica no coração da tijuca. Temos três partes, a cozinha, refeitório e a casa da residente, que é da funcionária que vive aqui na escola, que não foram afetadas, mas a nave central foi bastante prejudicada", reforçou.
Em nota, a Defesa Civil do Município do Rio informou que foi acionada para realizar a vistoria no imóvel. Após inspeção, técnicos do órgão constataram que o fogo destruiu o telhado e provocou rachaduras em duas paredes da edificação. Como medida de segurança, o imóvel permanece interditado. Não há risco para os imóveis vizinhos.
A escola possui certificado de aprovação junto ao Corpo de Bombeiros. O caso foi registrado na 19ª DP (Tijuca) e a perícia realizada. Investigações estão em andamento para apurar as circunstâncias do incêndio.