Agentes da Decon cumprem mandados contra quadrilha envolvida em fraudes milionáriasReprodução

Rio - Uma quadrilha, envolvida em fraudes milionárias por meio de falsas promessas de altos investimentos, é alvo de uma operação da Polícia Civil nesta quinta-feira (15). Segundo as investigações, o grupo, liderado por um ex-policial militar, causou um prejuízo de R$ 20 milhões às vítimas.
Nesta fase da Operação Traidor, equipes da Delegacia do Consumidor (Decon) cumprem cinco mandados de busca e apreensão em endereços de investigados na Barra da Tijuca e no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste, e em Magalhães Bastos, na Zona Norte.
As investigações revelaram que a quadrilha, liderada pelo ex-PM Djair Oliveira de Araújo, utilizava discursos articulados e estratégias de convencimento para atrair vítimas — incluindo servidores públicos e policiais, sendo um deles do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).
Usando da confiança natural entre os membros das forças de segurança, os criminosos prometiam lucros extraordinários e imediatos, mas, na prática, ficavam, indevidamente, com os valores investidos, sem qualquer retorno às vítimas.
Atualmente, Djair mora em Londres, na Inglaterra. Para a Polícia Civil, o objetivo da mudança é evitar sua responsabilização criminal. A corporação informou que já está em contato com as autoridades britânicas, buscando colaboração internacional para auxiliar nas investigações e avançar nas medidas legais cabíveis.

Além dos mandados de busca e apreensão, a Justiça também determinou o bloqueio de contas bancárias no valor de R$ 698 mil, como medida para resguardar os direitos das vítimas e garantir eventual reparação financeira.