’Todos os anos a covid-19 vai precisar ser atualizada’, disse o secretário Daniel SoranzReginaldo Pimenta/Agência O Dia
Cariocas com mais de 80 anos recebem vacina contra nova variante da covid: 'Importante'
Imunizante protege contra subvariante JN.1 da Ômicron. Expectativa é alcançar um milhão de pessoas até agosto
Rio - Idosos com mais de 80 anos já começaram a garantir a proteção contra a nova variante da covid-19, no primeiro dia da campanha. Cariocas da faixa etária estiveram no Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, na Zona Sul, nesta segunda-feira (19), para receber o imunizante atualizado para a JN.1, subvariante da Ômicron. As doses estão disponíveis em todas unidades de Atenção Primária.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, a vacinação precisa ser atualizada todos os anos, por conta do surgimento de novas variantes da covid-19. Em 2023, por exemplo, os cariocas que receberam as duas doses iniciais precisaram tomar a vacina bivalente e, no ano passado, mais uma, dessa vez para a variante XBB.
"Hoje a gente começa a vacinação para todas as pessoas com mais de 80 anos com a vacina atualizada da covid-19, com a subvariante JN. Todos os anos a covid-19 vai precisar ser atualizada, é uma vacina muito específica para a cepa daquele ano", explicou o secretário. A expectativa da pasta é vacinar todo o grupo no mês de maio, para seguir com as demais faixas etárias nos próximos meses e alcançar cerca de um milhão de pessoas imunizadas.
"No mês de junho todas as pessoas com mais de 70 anos e julho com mais de 60 anos. Em agosto, a gente vacina as pessoas com comorbidades e assim a gente encerra esse ciclo de vacinação com a vacina atualizada. A expectativa é de que a gente consiga vacinar quase um milhão de cariocas nos próximos três meses", afirmou Soranz.
Marlene Vendas, de 83 anos, que recebeu o imunizante no Super Centro, diz que sofreu sequelas decorrentes da covid-19 e acredita que a prevenção é o melhor caminho para combater as doenças e, por isso, nunca falta nenhuma campanha. Para ela, a vacinação é importante não só para si mesma, mas para o bem de todas as pessoas.
"É muito importante para a nossa saúde. Eu tive Covid, tive sequelas, fiquei com problema de audição sério e me previno sempre. Eu acho que a vacina é a coisa mais importante que nós temos para a saúde. Todos deveriam ser vacinados, apesar de que algumas pessoas não aceitam, infelizmente. Sempre vacinei para tudo, meus filhos e meu bisneto, também. Toda a família está imunizada, até meu marido, de 91 anos, com Alzheimer".
Já Edir Ribeiro da Costa, de 82 anos, que também foi imunizada, defendeu a eficácia das vacinas. "A coisa mais importante que há é você se cuidar, para poder cuidar dos que estão a sua volta. E uma das atitudes é essa, tomar seus medicamentos, suas vacinas, porque senão, como você vai enfrentar? Esse coronavírus só é visto em microscópio eletrônico, então a vacina é (feita) justamente por gente competente. Eu sou sempre a primeira a chegar (para vacinar) e eu acredito que estou protegida. É uma coisa que você tem que pensar que está fazendo o bem para você. É importante para saúde, para viver bem, se vacine por isso".
Os interessados dentro do grupo podem receber a vacina nos Super Centros Cariocas de Vacinação de Botafogo, na Rua General Severiano, nº, 91, ou do ParkShopping, que fica no estabelecimento comercial, na Estrada do Monteiro, nº 1200. As doses ainda estão disponíveis nas Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde. Os endereços das unidades de Atenção Primária podem ser consultados no site da Secretaria Municipal de Saúde.
Influenza é preocupação, diz secretário
Segundo o secretário Daniel Soranz, apesar da importância da atualização da vacina anualmente, os casos de covid-19 representam menos de 1% dos casos de doença respiratória na cidade. Entretanto, o aumento de registros, internações e óbitos por influenza preocupam e costumam ser agravados no período do inverno, que tem início no próximo mês.
"O inverno chega no próximo dia 20 e a gente precisa estar com toda a nossa população imunizada para gripe. Todas as pessoas com mais de seis meses devem se vacinar. Em especial quem tem alguém com comorbidade em casa, algum idoso no domicílio, ou criança com menos de seis meses e gestantes, que também são fortemente atingidas pela H1N1, que é um dos protegidos por essa vacina".
A vacina contra a gripe também está disponível nos Super Centros Cariocas de Vacinação de Botafogo e Campo Grande, bem como nas Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde.
*Colaborou Reginaldo Pimenta
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.