A Biblioteca Parque Estadual fica localizada no Centro do Rio Reprodução
Biblioteca Parque Estadual é rebatizada em homenagem à Ziraldo
Novo nome já foi publicado no Diário Oficial
Rio - A Biblioteca Parque Estadual, na Região Central, agora leva o nome de um dos maiores ícones da literatura brasileira. A instituição passa a se chamar Biblioteca Ziraldo Alves Pinto, em homenagem ao escritor e cartunista mineiro, que morreu em abril de 2024, aos 91 anos.
A mudança foi oficializada por meio da Lei 10.788/25, de autoria do deputado estadual Vitor Júnior (PDT). A proposta foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), sancionada pelo governador Cláudio Castro, e publicada no Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (23).
Natural de Caratinga (MG), Ziraldo construiu sua carreira no Rio de Janeiro, para onde se mudou aos 16 anos. Ilustrador talentoso, ele foi um dos precursores das histórias em quadrinhos no Brasil, ganhando destaque com a criação da "Turma do Pererê", em 1960. Ao longo das décadas, conquistou gerações com obras como Flicts e o clássico "O Menino Maluquinho", tornando-se referência na literatura voltada ao público infantil.
"A homenagem reconhece sua genialidade e contribuição para o imaginário cultural brasileiro. Sua obra transcende o tempo e já faz parte do nosso patrimônio artístico e literário", afirmou o deputado Vitor Júnior.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.