O Teatro Riachuelo fica na Rua do PasseioDivulgação / Teatro Riachuelo

Rio – O Teatro Riachuelo passou a oferecer visitas guiadas que revelam memórias, curiosidades e bastidores do prédio histórico na Rua do Passeio, na Cinelândia. Gratuitos, os encontros acontecerão em dias específicos, com grupos reduzidos, e com duração de até 45 minutos.
A "estreia" da programação, nesta sexta-feira (30), está esgotada. As próximas visitas serão em 26 de junho, 31 de julho, 28 de agosto e 25 de setembro. Para se inscrever, é necessário preencher um formulário, divulgado pelo site e redes sociais do espaço cultural dias antes dos passeios.
O tour é conduzido pelos atores Guilherme Siman e Ana Flávia Botelho, com figurino e visagismo de Elma Lúcia. A atração promete mergulhar o público em uma imersão com personagens e narrativas originais, criadas para contar a história do teatro e cinema brasileiros.
Aniela Jordan, gestora do Instituto Evoé, que administra o espaço, comentou sobre a exposição e ressaltou a sua importância. "O teatro vai muito além do que acontece no palco. Ele também é encontro, memória e território", disse.
O passeio também conta com a presença de uma monitora de acessibilidade.
Palco histórico
Um dos espaços mais tradicionais da cidade, o prédio do Teatro Riachuelo foi inaugurado em 1890, com o nome de Cassino Nacional Brasileiro. O edifício, tombado pelo Patrimônio Histórico, passou a se chamar Cine Palácio em 1928 e foi palco da primeira exibição de um filme com som no país, em 1929.
Após entrar em decadência, o Cine Palácio, que marcou gerações e gerações de cariocas, fechou em 2008. Em 2016, o imponente prédio foi reaberto com o nome atual, passando abrigar grandes musicais e shows, principalmente. Atualmente recebe o musical "Torto Arado", baseado no premiado livro homônimo.
Mesmo fora da visita guiada, é possível conhecer o gigantesco hall do teatro e apreciar os detalhes da arquitetura, além do café que funciona no local. 
O endereço é Rua do Passeio, 38, Centro.