A deputada federal Benedita da SilvaReprodução/Instagram
"Vou receber o maior reconhecimento acadêmico de uma universidade pela minha vida dedicada ao serviço público - primeira vereadora negra do Rio de Janeiro, primeira governadora negra do Rio de Janeiro, primeira constituinte negra, primeira senadora negra", comemorou ela em suas redes sociais.
A deputada foi escolhida para receber a honraria por ter uma trajetória importante de militância em relação à inclusão social da população em vulnerabilidade, sobretudo mulheres e negros. No ano passado, quando soube que receberia o título, Benedita comemorou em suas redes sociais.
"Alegria imensa de saber da escolha para o título doutora honoris causa pela UFRJ. Agradeço ao Conselho Universitário, ao magnífico reitor Roberto Medronho e ao Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos – Suely Souza de Almeida (Nepp-DH), que fez a indicação", agradeceu.
A concessão do título foi uma escolha do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely Souza de Almeida (Nepp-DH) e aprovada por aclamação pelo Conselho Universitário (Consuni) da UFRJ. O título de "Doutor Honoris Causa", que em latim significa "por causa de honra", é o mais importante na lista dos que podem ser concedidos por uma instituição de nível superior.
A cerimônia acontecerá no auditório Pedro Calmon, no Palácio Universitário, na Praia Vermelha (Av. Pasteur, 250). Além disso, o canal do Youtube da UFRJ fará a transmissão ao vivo.
Benedita já recebeu a honraria pela UFRRJ
Em agosto do ano passado, a deputada recebeu o título de doutora Honoris Causa do Conselho Universitário da UFRRJ. A homenagem reconheceu sua trajetória voltada pela luta pelos direitos das mulheres, das periferias e da população negra. Benedita é autora das leis que garantiram direitos trabalhistas aos trabalhadores domésticos, a Lei Aldir Blanc e Paulo Gustavo, das cotas raciais, entre outros.
A política está em seu quinto mandato como deputada federal, é graduada em Assistência Social e Serviços Sociais, foi camelô, doméstica, professora e auxiliar de enfermagem. Ela é autora e co-autora de vários livros e publicações.





Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.