Campanha promove a doação de sangueDivulgação

Rio - O Super Centro Carioca de Saúde (SCCS), em Benfica, promove nesta sexta-feira (13) uma grande campanha de doação de sangue. A ação acontecerá das 10h às 16h, no hall do Centro Carioca do Olho.
A iniciativa é fruto de uma parceria com o Hemorio, instituição responsável pelo fornecimento a mais de 200 hospitais da rede pública do Rio de Janeiro. 
Para ser um doador, é necessário apresentar documento oficial de identidade com foto; ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 devem estar com autorização do responsável); estar bem de saúde; e pesar, no mínimo, 50kg.
Não é necessário estar de jejum, mas é recomendado que a pessoa não tenha ingerido comida gordurosa nas últimas três horas antes a doação. Outro fator importante é estar descansado. A partir de 30 dias, o voluntário pode pegar o resultado dos exames laboratoriais.

Pessoas que fizeram tatuagem ou colocaram piercings devem aguardar um ano para fazer a doação. Quem teve covid-19 recentemente precisa aguardar dez dias após a recuperação.
Após a coleta, o sangue é separado em diferentes componentes, que podem ser utilizados em pacientes diferentes, de acordo com suas necessidades.
O organismo do doador começa a repor naturalmente as substâncias perdidas em até 24 horas, e uma nova doação pode ser realizada após um intervalo de 8 semanas para homens e 12 semanas para mulheres tempo suficiente para a completa recomposição dos componentes sanguíneos.
 
Informações:
Doação de Sangue no Super Centro Carioca de Saúde
Data: 13 de junho
Horário: 10h às 16h
Local: hall do Centro Carioca do Olho, próximo à ótica
Endereço: Rua General Gustavo Cordeiro de Farias, 495 – Benfica