Rio - Precisou de um acidente para que uma cratera na Rua Capitão Barbedo, em Anchieta, na Zona Norte, recebesse a devida atenção. Na última sexta-feira (13), o idoso Cláudio José Brito, de 66 anos, caiu no buraco na via e, por pouco, não se feriu de forma mais grave.
Após o incidente, os órgãos públicos foram acionados e, nesta segunda-feira (16), a Secretaria Municipal de Conservação iniciou as obras de reparo. Segundo a pasta, os trabalhos devem terminar ainda nesta segunda.
fotogaleria
"Duas manilhas de mil milímetros de largura e 1,5 metro de extensão foram instaladas no local. O serviço será finalizado até o fim do dia.", explicou a secretaria.
Ainda conforme a pasta, o problema foi causado por um rompimento de um duto de grandes dimensões no sistema de drenagem, o que acabou causando o afundamento da pista.
"Recebemos essa demanda na sexta-feira e determinei o isolamento do local. Imediatamente, agendamos a execução para esta segunda-feira por se tratar de uma obra grande que demanda um maquinário específico para instalar as manilhas — que são tubos de diâmetro grande, de mil milímetros. No final do dia, estaremos com o serviço finalizado", explicou o secretário da pasta, Diego Vaz.
Ao DIA, Viviane Coelho, de 50 anos, presidente da associação de moradores do bairro, disse que o buraco estava aberto há cerca de um mês. Segundo ela, equipes da prefeitura já tinham ido no local, fizeram uma obra, mas, devido a uma forte chuva e a passagem de um caminhão, a cratera voltou a abrir.
"Independente de ser presidente da associação ou não, eu sou moradora do bairro. Uso essa rua e impacta na minha vida. Eu não sei precisar há quanto tempo está aberto esse buraco, mas tem mais de um mês. É uma rua de transição com rotatividade de ônibus. A calçada aqui é bem larga, então as pessoas não tem tanta dificuldade de passar, mas os veículos sim. O que aconteceu (com o senhor) foi uma fatalidade. O buraco não deveria estar aberto e ele teve um mal súbito. Inclusive, eu que socorri ele", destacou.
O acidente
Na última sexta-feira (13), o quartel de Ricardo de Albuquerque do Corpo de Bombeiros foi chamado às 11h19 para atender uma vítima que caiu em um buraco. O idoso foi resgatado, mas recusou atendimento no local e acabou liberado.
De acordo com o morador Carlon Alexandre da Silva, não é a primeira vez que a cratera se abre na região. "Ela é sempre recorrente e em vários pontos da Capitão Mário Barbedo, tanto próximo ao supermercado Dom Garrido e também próximo a praça Granito. Foi surreal o senhor cair lá dentro", disse.
A Secretaria informou que não havia sido notificada antes sobre o problema.
* Reportagem da estagiária Lívia Mendes, sob supervisão de Iuri Corsini
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.