Lula realizou uma entrevista coletiva ao fim da reunião da Cúpula do BricsReginaldo Pimenta / Agência O Dia
‘Equivocado e irresponsável’, dispara Lula sobre ameaça de taxação do Trump
Declaração foi feita durante coletiva de imprensa ao fim da última sessão da Cúpula do Brics, no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (7)
Rio - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rebateu as declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que ameaçou impor uma tarifa adicional de 10% a países que se alinharem às "políticas antiamericanas" do Brics.
Durante coletiva de imprensa ao fim da última sessão da Cúpula do Brics no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira (7), Lula criticou o tom adotado por Trump e questionou a seriedade da fala.
"Eu, sinceramente, nem acho que deveria comentar, porque não acho uma coisa muito responsável e séria um presidente da república de um país do tamanho dos Estados Unidos ficar ameaçando o mundo através da internet. Não é correto", afirmou.
Lula reforçou a importância do respeito entre as nações e destacou que o mundo já não aceita mais posturas autoritárias.
"A gente precisa saber que o mundo mudou, não queremos imperador. Somos países soberanos", disse.
Ele também afirmou que, se os Estados Unidos optarem por impor tarifas, outros países têm o mesmo direito. "Se ele achar que pode taxar, os países têm direito de taxar também", disse.
Em seguida, Lula voltou a criticar o comportamento de Trump e apelou ao entendimento mútuo entre os países. "Acho muito equivocado e muito irresponsável um presidente ficar ameaçando os outros em redes digitais. O pessoal tem que aprender que respeito é bom, a gente gosta de dar e gosta de receber."
Ao encerrar sua fala, o presidente fez um apelo à compreensão do conceito de soberania. "A gente precisa que as pessoas leiam o significado da palavra 'soberania'. Cada país é dono do seu nariz", concluiu.
Lula rebate fala de Trump sobre Bolsonaro
Também nesta segunda-feira, Trump publicou uma mensagem pedindo para o Brasil "deixar Bolsonaro em paz". Ele se referia ao julgamento do ex-presidente sobre a suposta tentativa de golpe após perder as eleições.
"Estarei observando muito de perto a caça às bruxas contra Jair Bolsonaro, sua família e milhares de seus apoiadores", declarou Trump em sua conta na rede Truth Social.
Horas depois, Lula rebateu dizendo: "Esse país tem lei, esse país tem regra e esse país tem um dono chamado povo brasileiro", disse em coletiva.
O presidente brasileiro também publicou uma nota sobre o assunto.
"A defesa da democracia no Brasil é um tema que compete aos brasileiros. Somos um país soberano. Não aceitamos interferência ou tutela de quem quer que seja. Possuímos instituições sólidas e independentes. Ninguém está acima da lei. Sobretudo, os que atentam contra a liberdade e o estado de direito."
















Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.