Policiamento segue reforçado em Madureira na manhã desta quarta (16)Reginaldo Pimenta/Agência O DIA

Rio - O dia seguinte após 21 ônibus serem sequestrados e usados com barricadas em Madureira, na Zona Norte, levando pânico a moradores e comerciantes, é de normalidade. Com circulação de ônibus e BRT sem alteração e a principal via do bairro, a Avenida Edgard Romero, liberada, moradores voltaram à rotina na manhã desta quarta-feira (16). O policiamento foi reforçado na região.

Segundo a Mobi-Rio, a operação dos serviços 42 ( Galeão x Manaceia), 46 (Alvorada x Penha), 31 (Alvorada x Vicente de Carvalho) e 43 ( Santa Efigênia x Fundão), foram normalizados ainda na noite de terça (15). Ou seja, o trecho entre as estações Manaceia e Vicente de Carvalho segue liberado e todas as linhas operam com seus itinerários normais.

Já de acordo com o RioÔnibus, a liberação do último veículo sequestrado ocorreu por volta das 20h, próximo à comunidade. Segundo o sindicato, bandidos abordaram 15 veículos em diferentes vias, como a Edgard Romero, a Avenida Ernani Cardoso e a Rua Herculano Pena, entre o fim da manhã e o início da tarde.

Ainda à noite, a linha C27166 - SV774 (Madureira x Jardim América) também foi usada como barricada. Ao todo, 25 linhas municipais passaram por desvios nesta terça. Ao longo deste ano, 83 veículos foram sequestrados.

A Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro (Semove) informou também que seis veículos intermunicipais, das empresas Flores e Vera Cruz, também sofreram sequestros. Por volta de 19h, todos já estavam resgatados.
A região é dominada pela atuação do Terceiro Comando Puro (TCP), chefiado pelo traficante Wallace Brito Trindade, o Lacoste.
Ainda na ação, os militares localizaram uma estrutura de concreto com aberturas conhecidas como "seteiras", utilizadas por bandidos para posicionar fuzis e atirar contra as forças de segurança. No alto da Serrinha, os agentes também demoliram duas "casas mata", que é um esconderijo e ponto de apoio para a movimentação da organização criminosa nas disputas territoriais.
Em meio à movimentação na região, moradores da Serrinha fizeram um protesto na Edgard Romero, em frente ao Mercadão, com pedidos por paz na comunidade.
Três dias de operação
Segundo a PM, a operação que teve início na segunda-feira (14) foi encerrada na manhã desta quarta (16). Durante os três dias, os agentes prenderam cinco suspeitos e outros dois criminosos, integrantes do tráfico da Serrinha, acabaram mortos em confronto. Além disso, as equipes apreenderam dois fuzis, carregadores, munições, uma pistola, 10 granadas artesanais e drogas. Um total de oito veículos, que constavam como roubados, também foram recuperados.

Participaram da ação agentes do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), do Batalhão de Ações com Cães (BAC), do Batalhão Tático de Motociclistas (BTM), do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e de Rondas Especiais e Controle de Multidões (RECOM).