Nova sede ficará no Centro Empresarial Cidade Nova, na Rua Beatriz Larragoti LucasReprodução

Rio - A Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon), o Procon-RJ e a Escola Estadual de Defesa do Consumidor (Edcon) ganharão, nesta quinta-feira (14), uma nova sede. Localizado na Rua Beatriz Larragoiti Lucas, na Cidade Nova, região central do Rio, o espaço concentrará, em um só local, serviços de orientação e proteção ao consumidor, oferecendo estrutura moderna, funcional e acessível. O endereço também contará com um posto de atendimento.
O lançamento marca uma fase de expansão e qualificação no serviço público, com foco em resolver conflitos de forma mais ágil e humanizada, evitando a judicialização de demandas. Segundo o secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, a inauguração é um avanço concreto na modernização das políticas públicas de proteção ao consumidor.
"Acreditamos que o acesso à informação e à defesa de direitos deve estar ao alcance de todos. Nossa meta é sermos a secretaria mais inclusiva e acessível do país", afirmou.

Inclusão
As instalações foram projetadas para garantir conforto, eficiência e inclusão, com uma infraestrutura que assegura acessibilidade física, comunicacional e sensorial.

O espaço contará com estacionamento para carros adaptados; rampa de acesso para cadeirantes; piso tátil para deficientes visuais; espaço para cão guia; sala sensorial para mães com filhos autistas; atendimento em libras e Código de Defesa do Consumidor em braile.

Sala de mediação

Entre os destaques estão as salas de mediação de conflitos. O objetivo é oferecer aos consumidores e fornecedores uma alternativa rápida, segura e eficiente para resolver impasses, evitando a necessidade de ações judiciais.

Aumento da Edcon
A Escola Estadual de Defesa do Consumidor, criada há cerca de um ano, também ganha sede própria dentro do novo espaço. A instituição já promoveu 17 eventos com foco em educação e capacitação sobre os direitos do consumidor. Agora, com uma sala de aula equipada para 40 pessoas e um auditório com capacidade para 90, a expectativa é ampliar a oferta de cursos, palestras e formações presenciais e online.

Outra novidade é que a Edcon passa a se chamar Escola Estadual de Defesa do Consumidor Waldemar Zveiter, em homenagem ao magistrado e ex-ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Mais atendimentos
De janeiro a julho de 2025, já foram realizados mais de 217.597 atendimentos, superando todo o volume registrado no ano passado. A expectativa da Sedcon é triplicar esse número até dezembro, com o apoio da nova estrutura e de programas como o Ação Consumidor Social e o Expresso do Consumidor, que levam orientação jurídica e educação para municípios sem unidades do Procon.

Outro passo importante foi a criação da Coordenadoria de Cuidado e Prevenção aos Consumidores Compulsivos, com foco especial na conscientização sobre ludopatia, que é vício em jogos de azar.