PM e representantes do Rio Ônibus se reuniram na segunda-feira (25)Reprodução/TV Globo
Empresas de ônibus e PM criam grupo para evitar uso de coletivos como barricadas
Somente em 2025, 100 veículos já foram utilizados como barricadas no Rio de Janeiro
Rio - Representantes do sindicato de empresas de ônibus e a Polícia Militar realizaram uma reunião, nesta segunda-feira (25), onde organizaram um grupo de trabalho para criação de ações conjuntas que visam aumentar a segurança para motoristas e passageiros de coletivos
A reunião tratou de medidas de segurança contra o uso de ônibus como barricadas por criminosos em operações policiais, casos de vandalismo e assaltos nos coletivos.
De acordo com o Rio Ônibus, o grupo tem como principal objetivo estruturar ações conjuntas de prevenção e respostas nesses casos. A próxima reunião está marcada para quarta-feira (27).
Um levantamento do sindicato revelou que, somente em 2025, 100 ônibus já foram utilizados como barricadas no Rio de Janeiro. Dentro desse número, os meses com maiores ocorrências foram março (25), julho (22) e abril (18).
A utilização de ônibus como barricadas por criminosos se tornou prática comum durante operações da PM em comunidades do Rio. Durante uma ação no Morro do Dendê, na Ilha do Governador, um coletivo foi incendiado e outros 12 sequestrados.
Os ônibus foram colocados por criminosos como barricadas em diversas vias movimentadas da região para dificultar a passagem de agentes da PM.
Em julho, 21 ônibus - entre municipais e intermunicipais - foram sequestrados e usados como barricadas em Madureira, na Zona Norte.
A ação ocorreu em represália a uma operação no Morro da Serrinha e causou o fechamento do trânsito na principal via do bairro, a Avenida Edgard Romero.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.