Mariangeles Ibarra Maia era natural de Santiago, no ChileReprodução/Redes Sociais

Rio - Mulher do ex-prefeito Cesar Maia, Mariangeles Ibarra Maia morreu aos 76 anos nesta sexta-feira (6). A ex-primeira-dama estava internada desde 26 de agosto na Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul. Ela morreu por complicações de um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico.
Casada com o Cesar Maia há 56 anos, ela era mãe do ex-presidente da Câmara de Deputados, Rodrigo Maia (PSDB), e da secretária municipal de Turismo, Daniela Maia. Mariangeles deixa oito netos. 
A Prefeitura do Rio e a Câmara Municipal decretaram luto oficial de três dias pela morte da ex-primeira-dama. Eduardo Paes (PSD) descreveu Mariangeles como "mulher forte, mãe presente, atuante na obra social do município". "Agradeço em nome dos cariocas pela vida da Mariangeles e tudo o que ela fez", completou o prefeito. 
A Câmara se solidarizou ao ex-prefeito e destacou o trabalho dela à frente da obra social da cidade, durante os 12 anos de mandato de Cesar Maia. "Sua luta por uma cidade mais justa para todos é um legado que permanece", diz a nota, que aponta as cozinhas comunitárias, casas de convivência para idosos e programas de capacitação profissional como parte do legado de Mariangeles. 
"A Câmara se solidariza com o ex-prefeito Cesar Maia, seus filhos Daniela e Rodrigo, demais familiares e amigos neste momento de dor", completa. Mariangeles era natural de Santiago, no Chile, onde conheceu o ex-prefeito, à época exilado pelo regime militar, e deu a luz aos gêmeos Rodrigo e Daniela, em 1970, antes de retornarem ao Brasil. 
Presidente da Câmara Municipal, Carlo Caiado (PSD) também usou as redes sociais para lamentar a morte da ex-primeira-dama e expressar condolências aos familiares. "Muito triste com a partida da nossa querida Mariangeles. Ela deixa saudades e muito carinho (...) toda a minha solidariedade e orações. Que Deus os fortaleça e acolha a Mariangeles em Seus braços".
O velório da ex-primeira-dama será neste domingo (7), no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul, e será aberto ao público das 10h às 12h. O corpo será sepultado no Cemitério São João Batista, no mesmo bairro. 
Em uma publicação nas redes sociais, Daniela Maia compartilhou registros de Mariangeles com a família e lamentou a morte da mãe, quem descreve como parte dela. "Ficou a vida maravilhosa que minha mãe me proporcionou! Os ensinamentos, o amor e a força de uma mulher que aos 21 anos com dois filhos e casada com meu pai se aventuraram a viver uma história de esperança e mudanças no acolhimento de muitos! (...) Minha mãe cuidou de todos nós! Foi o elo da nossa família! Me ensinou a falar "eu te amo". Me ensinou a força do AMOR! Continuo seu caminho mãe! Te amo!".
Rodrigo Maia também lamentou a perda da mãe. "Ela viveu uma vida cheia de história e amor, sempre ao lado do meu pai, Cesar Maia, com quem dividiu praticamente toda a sua trajetória. Foi uma mãe e avó sempre presente e maravilhosa. Seus ensinamentos guiaram todos os meus passos, inclusive nas decisões mais importantes da minha vida. Pelas mãos dela, eu entrei na política. Minha mãe foi o elo da nossa família, o alicerce que nos unia e o exemplo de vida que sempre seguiremos. Seu amor permanecerá para sempre em nossos corações. Obrigado, mãe, por tanto". 
Outros políticos também prestaram apoio ao ex-prefeito e os filhos de Mariangeles. O presidente da Câmara de Deputados, Hugo Motta (Republicanos) escreveu ter recebido com pesar a notícia da morte. "Expresso a minha solidariedade à família Maia, aos familiares e amigos. Que o amor, a união e as memórias compartilhadas sejam fonte de conforto". 
"Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento de Mariangeles Maia (...) Expresso meus sentimentos e solidariedade à família, aos amigos e a tods que sofrem com esta perda. Que Deus conceda consolo e paz neste momento de dor", publicou o deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL). 
"É com profundo pesar que a família Lins se une em luto pelo falecimento de Mariangeles Ibarra Maia. Neste momento de tristeza, estendemos nossos sentimentos mais sinceros ao ex-prefeito do Rio, Cesar Maia, e a seus filhos, Daniela e Rodrigo. Que a memória de Mariangeles sempre resplandeça em nossos corações, trazendo conforto e lembranças afetuosas. Nossos pensamentos estão com todos os familiares e amigos neste difícil momento", declarou o deputado estadual Dionisio Lins (PP).