Apagão atingiu a Tijuca, na Zona Norte, e outros bairros da cidadeRede social

Rio - Um apagão atingiu diversos bairros do Centro e das zonas Norte e Sul, na madrugada desta terça-feira(16). Ao DIA, moradores da Tijuca e Vila Isabel revelaram que a luz retornou apenas no início da manhã. Segundo a Light, por volta das 8h, o serviço havia sido totalmente normalizado.
De acordo com a concessionária, uma ocorrência de furto de cabos em uma linha de transmissão interrompeu o fornecimento de energia elétrica às 3h45. Nas redes sociais, moradores registraram ruas totalmente às escuras.
Segundo a advogada Paula Petrungaro, 39 anos, moradora da Rua Valparaíso, na Tijuca, a luz piscou por várias vezes, retornado completamente por volta das 4h.

"Quando dormi estava tudo normal. A energia acabou de madrugada. Notei porque o monitor da babá eletrônica da minha filha apita quando descarrega. Ele estava totalmente carregado e começou a apitar, provavelmente já estávamos sem energia há algum tempo. Depois disso, pareceu, umas seis ou sete vezes, que ia voltar, mas acendia e apagava. Quase tirei a geladeira da tomada", contou.
Paula também relatou receio em perder aparelhos eletrônicos devido à instabilidade da energia. "Eu fiquei aflita, porque fiquei com medo de queimar alguma coisa. Desde quando notei a falta de luz e começou o vai e volta, só voltei a dormir quando a luz voltou. Sorte que foi rápido", explicou.
Morador da Rua Padre Francisco Lanna, em Vila Isabel, o jornalista Gustavo Salles, de 32 anos, explicou que chegou a tirar eletrodomésticos da tomada para evitar prejuízos.
"A luz voltou por volta das 5h30. No grupo do meu condomínio, o primeiro relato da falta de energia foi a partir das 4h, piscou mais de cinco vezes. Tive uma grande preocupação em ter alguns prejuízos, desliguei alguns itens da tomada logo de madrugada e até o momento não tive nenhum dano maior", disse.
Em nota, a Light frisou que, entre janeiro e 28 de agosto de 2025, a concessionária contabilizou 212 ocorrências de furtos de cabos de energia, que somaram 144,5 quilômetros de fiação vandalizada. As áreas mais afetadas foram Copacabana, Ipanema e Centro. O prejuízo para a companhia nesse período chegou a R$ 13,4 milhões.

No ano anterior, entre janeiro e dezembro de 2024, os profissionais registraram 351 ocorrências de furto de cabos, com a perda de aproximadamente 77 mil metros de material e prejuízo estimado em R$ 9,5 milhões.