Poste em bairro de São Francisco de Itabapoana depois de colisãoDivulgação / Enel

O estado do Rio registrou 140 colisões de veículos em postes da rede elétrica no terceiro trimestre deste ano, o que representa uma média de mais de uma batida por dia nos municípios da área de concessão da Enel Rio. O volume de ocorrências, de acordo com a concessionária, é 4,5% superior ao anotado no mesmo período do ano passado, causando prejuízos e impactos no serviço.
Apenas nos meses de julho, agosto e setembro deste ano, cerca de 89 mil clientes tiveram o fornecimento de energia afetado por causa das colisões contra postes. As cidades que apresentaram maior crescimento neste tipo de ocorrência foram Niterói, Petrópolis, Maricá, Macaé e Cantagalo.
“O aumento desse tipo de ocorrência é preocupante, já que demonstra a falta de conscientização dos motoristas em relação aos riscos e aos danos causados para toda a sociedade. A duração média para a substituição de um poste é de aproximadamente oito horas, mas, em casos mais graves, pode levar ainda mais tempo. Nossas equipes, muitas vezes, precisam substituir toda a rede elétrica ligada ao equipamento, o que demanda esforço e mais tempo de trabalho. Se houver a necessidade de perícia policial para liberar a área do acidente, o trabalho ainda se prolonga”, explica Fábio Damasceno, gerente do centro de operações do sistema da Enel Rio.
Responsabilidade
Quando um poste é danificado por uma colisão, a Enel deve ser comunicada para realizar a sua troca. A concessionária direciona uma equipe ao local para executar os reparos necessários, tanto no equipamento quanto na rede elétrica afetada. A partir do registro da placa do veículo e das fotos do acidente, os custos operacionais gerados, incluindo desde o primeiro atendimento até a substituição ou reparo do poste e/ou da rede elétrica, são repassados ao setor jurídico da empresa, que realiza a cobrança junto ao proprietário do veículo.
A empresa atende 66 municípios do estado do Rio, totalizando cerca de 3 milhões de clientes.
Os canais para comunicação de ocorrências ou solicitação de serviços são www.enel.com.br; aplicativo Enel; WhatsApp (21) 99601-9608; ou a Central de Relacionamento (0800 2800120).