Vítima denunciou à 15ª DP (Gávea) que teve pertences roubados de sua residênciaÉrica Martin/Agência O Dia

Rio - O adolescente que furtou um apartamento na Gávea, na Zona Sul, fingiu ser neto de um morador para acessar o prédio. O crime aconteceu no sábado, 4 de outubro, quando a vítima voltou de uma viagem e denunciou à 15ª DP (Gávea) que teve pertences roubados da casa em que mora. O caso já foi encaminhado à Justiça e está sob sigilo. 
De acordo com as investigações, o adolescente teve a entrada no prédio permitida após afirmar para o porteiro que era neto de um morador. Ele então seguiu para o apartamento da vítima, de onde furtou cerca de R$ 650 mil reais em joias e bolsas de grife. O suspeito foi identificado no mesmo dia do crime como sendo membro de uma quadrilha especializada de São Paulo. 
O grupo também age em São Paulo, mas tem mirado residências no Rio, principalmente na Zona Sul, levando joias e bolsas de grife, mas evitando aparelhos eletrônicos por conta do rastreamento. A quadrilha costuma recrutar adolescentes, que se apresentam como parentes ou amigos de moradores para facilitar o acesso aos edifícios. Os criminosos não têm um alvo determinado e aproveitam as oportunidades de entraram para invadirem os apartamentos e cometerem os roubos. 
A Polícia Civil orienta porteiros, síndicos e moradores de edifícios residenciais a redobrarem a atenção e não permitirem a entrada de pessoas não autorizadas. Alertas mensais são emitidos no Conselho Comunitário de Segurança, que ocorre sempre na última quinta-feira de cada mês, com a participação de representantes e residente dos bairros, quando são debatidas estratégias de prevenção e combate aos crimes patrimoniais.

A instituição reforça que "o crime não tem rosto definido e que a vigilância preventiva é fundamental para evitar novas ocorrências". A recomendação é que moradores e síndicos realizem reuniões de condomínio, reforcem regras de acesso e comuniquem imediatamente qualquer situação suspeita às autoridades. O 23º BPM (Leblon) também oferece cursos de capacitação para porteiros e equipes de segurança, para orientar profissionais sobre protocolos de controle de acesso e prevenção de furtos em condomínios.