O Corpo de Bombeiros foi acionado na manhã desta quarta-feira para conter o incêndioÉrica Martin / Agência O Dia

Rio - Um incêndio atingiu um sobrado de dois andares nesta quarta-feira (22) na Rua Luís de Camões 16, na região da Saara, centro comercial do Rio. O Quartel Central do Corpo de Bombeiros foi acionado às 10h34. A corporação informou que não há registro de feridos.
O imóvel, um sobrado de dois andares, abriga um espaço que funciona como um estacionamento e fica na esquina da Rua da Conceição. A poucos metros do local está o Real Gabinete Português de Leitura - tradicional biblioteca e instituição cultural lusófona.
O major bombeiro militar Fábio Contreiras afirmou que o incêndio já foi controlado e que as equipes atuam nos últimos focos, sem risco de propagação para prédios vizinhos.
"A população colaborou muito conosco durante o isolamento. Ninguém adentrou por curiosidade, sendo muito importante, pois, no início do incêndio, ainda é produzida muita fumaça, com alto nível de toxicidade - o que poderia gerar vítimas. Daqui a pouco entraremos na fase de rescaldo e entregaremos o local para os técnicos e engenheiros da Defesa Civil do estado", explicou Contreiras.
Na frente do imóvel, está o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ).
Em entrevista à reportagem do O DIA, Carine da Silva, funcionária de um estabelecimento próximo ao local do incidente, conta que sentiu muito medo no início das chamas.
"O incêndio começou pequeno, mas teve um barulho muito alto, além de varias pessoas correndo. Todos foram se ajudando para conseguir sair das lojas e, agora, estamos esperando que os bombeiros terminem a operação para podermos voltar a trabalhar. No momento, está tudo fechado por causa do isolamento das autoridades", relatou. 
Maria Eduarda do Nascimento, de 22 anos, explica que trabalha com o pai, Nelson Nascimento, de 63 anos, no estacionamento e que só percebeu o incêndio depois de ser avisada por outra pessoa.
"As chamas começaram na parte de cima do imóvel e se espalharam porque havia muitas coisas entulhadas. Aqui embaixo, no estacionamento, não chegou a ser atingido. Assim que percebi a situação, tirei os carros e as motos, e não houve prejuízos aos veículos. Essa é a segunda vez que há um incêndio no local, mas da outra vez foi há muito tempo, quando o estacionamento ainda nem existia. Na hora, fiquei muito nervosa, foi um desespero", relatou.
O Centro de Operações e Resiliência Rio (COR) informou que, no momento, a via está interdita para atuação das autoridades. Profissionais da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros estão no local.
* Reportagem do estagiário João Santos, sob supervisão de Iuri Corsini