O Museu do Samba, na Mangueira, promove, até sábado (25), das 10h às 17h, sua primeira feira literária. Com o lema 'Samba em Palavras - Poesia e História', o evento celebra a riqueza cultural dos sambas-enredo e tem uma extensa programação, com debates, contação de histórias, sarau, batalha de rima e show de samba, além de sessões de autógrafos.
Entre as participações confirmadas estão o carnavalesco e apresentador Milton Cunha, os carnavalescos Sidnei França, da Mangueira, João Victor Araújo, da Beija-Flor, e Annik Salmon do Arranco; as rainhas de bateria Bianca Monteiro, da Portela), e Quitéria Chagas, do Império Serrano; e a escritora e integrante da Velha Guarda Musical do Império, Rachel Valença.
“O samba e a produção literária vivem um romance de longa data, seja em uma sinopse de enredo, que vai gerar uma obra poética e musical, caso do samba-enredo, seja inspirando livros de ficção, não ficção e biografias, ou ainda ao tornar populares escritores e suas obras por meio de enredos que desfilam na Avenida dos Desfiles. É isso que vamos mostrar ao público, com uma programação instigante para toda a família e com várias das facetas desta íntima relação entre samba e literatura”, afirma Nilcemar Nogueira, fundadora do Museu do Samba e neta de Cartola e Dona Zica.
A abertura da feira ocorreu nesta quinta-feira (23). A programação completa está disponível em @musedosamba e no site do museu, que fica na Rua Visconde de Niterói, 1.296, na Mangueira. A entrada é gratuita, com retirada antecipada de ingressos na plataforma Sympla. A classificação é livre.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.