Rio - Moradores do Engenho de Dentro encontraram, nesta segunda-feira (17), corpos mutilados de animais em sacos de lixo, em uma calçada no bairro da Zona Norte. Segundo a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (SMPDA), aves e cabras foram abandonadas no local. A Polícia Civil investiga o caso.
"A denúncia era de corpos de cães. Mas, ao chegar ao local, encontramos dez galinhas e cinco cabritos mortos, sem cabeça", afirmou a subsecretária Jeneffer Coelho, que completou: "Vamos encaminhar ofícios à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente para apurar se configura maus-tratos e identificar os responsáveis".
Vale destacar que maus-tratos a animais é crime. A lei que prevê pena para maus-tratos (incluindo mutilação) é a 9.605/1998, no artigo 32, com detenção de três meses a um ano, mais multa no caso de praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais.
Os corpos já estavam em avançado estado de decomposição, o que inviabiliza a realização de necropsia. A Comlurb foi acionada para recolher os restos mortais e fazer o descarte adequado.
A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) disse que diligências estão em andamento para apurar os fatos.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.