Publicado 11/08/2021 17:17
SÃO GONÇALO - A Secretaria Municipal de Transportes (Semtran) iniciou ontem (10) o processo para a realização das vistorias de ônibus municipais para o exercício de 2021. Cerca de 540 coletivos de nove empresas que atuam no município devem ser vistoriados até o fim do ano.
Pelo calendário do órgão, o credenciamento dos veículos que operam linhas municipais de ônibus pode ser feito pelas empresas até 10/09/2021. As vistorias terão início no dia 1º de setembro e serão realizadas até 30/12/2021. Devido à pandemia do coronavírus, as vistorias de 2020 só puderam ser realizadas no início deste ano. O calendário 2021 será executado seguindo o tradicional cronograma, com a fiscalização realizada até o fim do mês de dezembro.
“O trabalho de fiscalização realizado pela Semtran é contínuo, realizado através da vistoria anual e das fiscalizações realizadas nas ruas da cidade. O objetivo é garantir a segurança dos passageiros que utilizam transporte coletivo”, destacou o secretário de Transportes, Fábio Lemos.
Após o agendamento, a Secretaria realiza a vistoria dos coletivos, analisando o correto funcionamento de itens de segurança dos veículos. A inspeção é realizada anualmente em todas as frotas municipais. Entre os itens analisados estão os pneus, extintores, plataforma para acesso de cadeirantes, campainha, luzes de faróis, lanternas e lâmpadas de ré, além das condições de conservação geral dos automóveis.
Caso os veículos sejam reprovados na vistoria, serão submetidos a uma nova inspeção para avaliação das pendências, e só assim liberados para transporte dos passageiros. Todos os veículos que foram aprovados na vistoria terão afixados no para-brisa o selo de vistoria para o exercício do ano de 2021, com validade até a vistoria referente ao exercício do ano seguinte.
Em paralelo, a Secretaria de Transportes realiza regularmente ações de fiscalização dos ônibus municipais. Elas ocorrem nos coletivos independentemente dos veículos terem sido vistoriados recentemente. Caso um deles apresente falha ou mau funcionamento de algum item de segurança, é encaminhado para a garagem da empresa e só poderá voltar a circular após a correção da irregularidade.
Leia mais
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.