Da esquerda para a direita: Márcia Real, subsecretaria da Melhor Idade; Drª Marcia Lucas, secretária de Saúde; Drª Maria Aparecida Pio, coordenadora do Programa de Assistência Integral à Saúde da Criança; Almerinda Filgueiras, secretária de Assistência Social; Nilceia Cordeiro, assessora da Superintendência de Programas de Saúde. Atrás da primeira fileira, equipes do Programa Estratégia de Saúde da FamíliaJeniffer Sarmento
Saúde de Meriti reforça importância do Aleitamento Materno em encontro anual
Ação mundial tem como objetivo estimular a amamentação das crianças até os 2 anos de idade
São João de Meriti - A Secretaria de Saúde de São João de Meriti promoveu o Encontro Anual sobre o Aleitamento Materno nesta quarta-feira (16). Ação mundial tem como objetivo estimular a amamentação das crianças até os 2 anos de idade ou mais e de forma exclusiva nos primeiros 6 meses do bebê, além de dar suporte às mulheres e às redes de apoio quanto a amamentação segura e seus benefícios.
A secretária de saúde Drª Marcia Lucas explicou que o leite materno é, praticamente, a primeira vacina que a criança toma durante toda a sua vida. “O bebê que é amamentado tem garantia de ser um adulto saudável, livre de várias enfermidades. Muitas doenças podem ser evitadas desde a infância, inclusive as emocionais. Devido ao contato materno elas dificilmente desenvolverão ansiedades e outros problemas psicológicos”.
O slogan da campanha desse ano é: “Apoie a amamentação: Faça a diferença para mães e pais que trabalham”. Ela visa tratar as questões que envolvem o direito à amamentação na jornada de trabalho dos pais.
“É muito importante criarmos estratégias para que as mulheres consigam, mesmo com o seu trabalho, amamentar o seu filho exclusivamente até os 6 meses. Inclusive, já existem outras regiões onde a licença-maternidade engloba esse período, não só para as mães como também os pais, para que eles possam ajudar nesse período”, esclareceu a Drª Maria Aparecida Pio, coordenadora do Programa de Assistência Integral à Saúde da Criança no município.
A pasta destaca que o leite materno é o alimento mais importante para o início da vida humana, tem padrão ouro de qualidade e traz benefícios não só para os bebês, como também para as mães. É fonte de anticorpos, diminui a chance de leucemia infantil, diabetes tipo 2 e problemas respiratórios, além de reduzir o risco de câncer de mama, de ovários e de endométrio nas mulheres.
O evento marca a abertura do Agosto Dourado no município. Todas as unidades de saúde de São João de Meriti farão atividades referentes ao tema. Elas vão reforçar a importância da puericultura, a detecção precoce de problemas de saúde no bebê, a redução do desmame precoce e a contribuição do aleitamento materno para a redução da desnutrição e do índice de morbimortalidade infantil.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.