Taça do Brasileiro
Taça do BrasileiroDivulgação
Por O Dia
Rio - Após três meses de descanso, o Brasileirão está de volta. Neste sábado, a competição se inicia e pela primeira vez em sua história só irá contar com dois grandes clubes do Rio de Janeiro. Apesar da pouca quantidade, na opinião do membros da equipe do Jornal O Dia Esporte a luta de Flamengo e Fluminense é no alto da tabela. Atual bicampeão, o Rubro-Negro é apontado como um dos favoritos ao título, enquanto o Tricolor tem boas chances de terminar a competição entre os seis primeiros.
Confira as análises:
Publicidade
Marcelo Bertoldo
FLAMENGO
Publicidade
"Bicampeão, o Flamengo inicia o Campeonato Brasileiro como favorito, mas, a exemplo da edição de 2020, não está com a competição na mão. A qualidade e entrosamento do elenco são trunfos, mas o risco de perder Gerson ainda é incalculável, tecnicamente. A defesa ainda é o calcanhar de Rogério Ceni, que não poderá contar sempre com Gabigol para decidir."
FLUMINENSE
Publicidade
"Surpresa no Campeonato Brasileiro de 2020, não apenas aproveitou a base deixada por Odair Hellmann, como evoluiu sob o comando de Roger Machado, com muita pegada na marcação e velocidade na saída de bola. A recuperação de Fred, "rejuvenescido" pela garotada, coloca o Tricolor na briga pelo G4"
Venê Casagrande
Publicidade
FLAMENGO
"O Flamengo é o grande favorito para conquistar o título do Brasileirão 2021 e, consequentemente, o Tri. Apesar do trabalho de Rogério Ceni que não é bom e tem irregularidades, sobretudo no setor defensivo, o Rubro-Negro possui o melhor elenco do Brasil e é o time a ser batido na competição."
Publicidade
FLUMINENSE
"O Fluminense creio que chega para brigar por vaga na Libertadores. A mescla de jogadores jovens e promissores com atletas experientes é a fórmula do sucesso para o Tricolor."
Publicidade
Hugo Perruso
FLAMENGO
Publicidade
"Impossível não colocar o Flamengo como grande favorito à luta pelo terceiro título brasileiro seguido. Por mais que apresente problemas e Rogério Ceni não caia nas graças da torcida, o time ainda é muito superior ao dos rivais. Resta saber como a disputa da Libertadores pode influenciar no segundo semestre, assim como a possível saída de jogadores. De qualquer maneira, como 2020 mostrou, será difícil superar o Rubro-Negro mesmo se não estiver no seu melhor."

FLUMINENSE
"Desde o ano passado o Fluminense se mostrou ser uma equipe difícil de ser batida, até quando comete muitos erros. Se conseguir manter essa capacidade de competir e não se desfazer de peças importantes ( o que é difícil devido à necessidade de vender para fazer caixa), a equipe de Roger Machado pode até brigar por um G-4. Mas a tendência é que dispute vaga na pré-Libertadores e tenha uma campanha digna." 
Publicidade
Pedro Logato
FLAMENGO
Publicidade
"Vejo o Flamengo como um dos favoritos ao título do Brasileiro. No entanto, diferente das temporadas de 2019 e 2020, não creio que o Rubro-Negro tenha disparado o melhor elenco. Acredito que equipes como Palmeiras e Atlético-MG tenham boas chances de tirar o tricampeonato brasileiro do Rubro-Negro. A possível saída de Gerson também pode significar uma perda bastante complicada para o grupo do Flamengo."
FLUMINENSE
Publicidade
"Acredito que o Fluminense tem qualidade em seu elenco para figurar entre as seis primeiras equipes do Brasileiro. No entanto, a evolução no trabalho de Roger Machado e a manutenção de alguns jogadores importantes como Nino, Calegari e Martinelli são primordiais para o Tricolor conseguir realmente alcançar voos altos na atual temporada."
Lucas Felbinger
Publicidade
FLAMENGO
"O Flamengo, indiscutivelmente, tem o melhor elenco do Brasil e acaba sendo inevitável colocá-lo como maior favorito ao título. Apesar de o trabalho de Rogério Ceni, mesmo com os três títulos conquistados neste ano, deixar a desejar em alguns quesitos, principalmente no sistema defensivo, o talento individual das peças do elenco acabam se sobressaindo e decidindo as partidas para o Rubro-Negro. Vejo Palmeiras, Atlético-MG, São Paulo e Grêmio como equipes que podem brigar com o time carioca pelo título."
Publicidade
FLUMINENSE
"Assim como em 2020, acredito que o Fluminense possa buscar uma vaga na Libertadores. A diretoria tricolor manteve os principais jogadores e fez contratações pontuais para fortalecer o elenco. Liderado por Fred, o time consegue mesclar bem a experiência de alguns nomes com o talento dos garotos de Xerém. O bom trabalho de Roger Machado levou o Tricolor à decisão do Carioca e o fez garantir a classificação às oitavas de final da Libertadores em primeiro lugar de seu grupo, um dos mais difíceis da competição, com direito a grande vitória contra o River Plate, no Monumental de Nuñez, o que credencia bem a equipe para o Brasileirão".
Publicidade
Leonardo Bessa
FLAMENGO
Publicidade
"Atual bicampeão brasileiro, o Rubro-Negro manteve seu time base para a próxima temporada e chega mais uma vez como o grande favorito a vencer o Campeonato Brasileiro. Pode oscilar ao longo da temporada por conta das possíveis perdas no mercado, mas vejo um trabalho cada vez mais sólido e com atletas voltando à excelência apresentada em 2019."
FLUMINENSE
Publicidade
"Vejo o Tricolor como um clube que pode surpreender na temporada. Em um ano com alguns times com maior investimento e apresentando bom futebol como não se via há anos, o Flu chega podendo arrumar confusão na zona de classificação à Libertadores 2022. As contratações pontuais vão se adaptando ao time de Roger Machado e têm tudo para dar certo. Vale lembrar que nesta temporada o Fluminense ainda conta com a volta da boa fase do artilheiro Fred, que pode ser o diferencial para a campanha do clube das Laranjeiras."
João Vitor Costa
Publicidade
FLAMENGO
"Um dos favoritos para ser campeão brasileiro. Apesar dos problemas defensivos, o time compensa com o forte poder ofensivo."
Publicidade
FLUMINENSE
"Acredito que fará um bom Campeonato Brasileiro. Não brigará por título, mas acredito que termina entre os seis primeiros."
Publicidade
Leonardo Damico
FLAMENGO
Publicidade
"O Rubro-Negro desponta mais uma vez como o grande favorito para vencer o Brasileirão. Apesar da provável saída de Gerson, a equipe manteve a maioria dos craques e tem um treinador já com alguns meses de trabalho. Com as últimas contratações, o Atlético-MG pode assustar o Fla pelo título, mas o clube carioca segue tendo elenco melhor. A zaga, no entanto, pode atrapalhar o desempenho da equipe no torneio."

FLUMINENSE
"Surpresa do último Brasileirão, o Tricolor segue em boa fase, classificado em primeiro do grupo na Libertadores. Apesar do início inconstante, Roger Machado parece ter achado um ponto de equilíbrio nas escalações. Mas o elenco não é tão qualificado quanto ao do Fla, apesar de ótimos nomes como Fred e Cazares. O Flu pode novamente brigar por uma vaga na Libertadores no Campeonato Brasileiro."
Publicidade
*Opinaram os jornalistas Pedro Logato, Marcelo Bertoldo, Lucas Felbinger, Hugo Perruso, Venê Casagrande e os estagiários Leonardo Damico, João Vitor Costa e Leonardo Bessa.