Policiais militares realizam operações em diversas comunidades do RioArquivo / Reginaldo Pimenta / Agência O Dia

Rio - Equipes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e Batalhão de Ações com Cães (BAC) realizaram uma operação nas comunidades da Nova Holanda e Parque União, no Complexo da Maré, na Zona Norte, na manhã desta quarta-feira (24). Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME), 22 escolas precisaram suspender o funcionamento e centenas de alunos ficaram sem aula. 
De acordo com a Polícia Militar, foram apreendidos 249 tabletes de maconha, 426 tiras de maconha, 51 trouxinhas de Skank, 256 Pinos de cocaína, 100 frascos de Loló, 300 pedras de Crack e dois mil Lança Perfume. A apreensão foi registrada na 21ª DP (Bonsucesso) e corresponde a um prejuízo de quase 100 mil reais para o tráfico na região da Maré.
Apreensão estima um prejuízo de quase 100 mil reais para o tráfico na região da maré - Divulgação
Apreensão estima um prejuízo de quase 100 mil reais para o tráfico na região da maréDivulgação
Além da Maré, diversas comunidades das zonas Norte e Oeste, Baixada Fluminense e Região Metropolitana foram alvo da Polícia Militar. De acordo com a corporação, o objetivo das ações foi reprimir o roubo de veículos e interromper as atividades de criminosos envolvidos em disputas territoriais nas regiões. 
Em Niterói, na Região Metropolitana, policiais do 12º BPM (Niterói) estiveram no Complexo do Fonseca. No local, um suspeito morreu durante um confronto. Com ele, os agentes encontraram um fuzil, grande quantidade de drogas, um rádio transmissor e um celular.
Na Zona Norte, a equipe da Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) realizou uma operação nas comunidades de São João, Matriz e Quieto, no Engenho Novo. Na ação, foram apreendidos drogas, um notebook, facas, equipamentos militares, balança de precisão e rádios comunicadores. 
Já os militares do 3º BPM (Méier) estiveram no Morro do Urubu, em Pilares. Os militares ocuparam as principais vias da comunidade e contaram com apoio de blindados. Não houve registros de prisões, apreensões ou confrontos.
Os agentes do 18º BPM (Freguesia) fizeram uma ação na Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio. No local, as equipes chegaram a remover diversas barricadas no interior da comunidade, com o auxílio de uma retroescavadeira. Segundo a PM, durante a operação, um criminoso da Gardênia Azul, também na Zona Oeste, foi preso na Cidade de Deus com uma moto roubada e uma pistola.
Na Baixada Fluminense, o 15º BPM (Duque de Caxias) realizou uma operação nas comunidades do Trevo das Missões e Beira Mar, em Duque de Caxias. Nestas, também não houve informações sobre prisões, apreensões ou confrontos.
Reflexo das operações
De acordo com a SME, além dos 22 colégios fechados na Maré, três escolas no Morro do Urubu também não abriram as portas. Já na Cidade de Deus, uma unidade foi impactada.
Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a Clínica da Família Jeremias Moraes da Silva, no Complexo da Maré, também suspendeu o funcionamento.