Recomendações para economizar

Por

Para quem ainda não gastou o 13º salário, o educador financeiro da Dsop Educação Financeira, Waldyr Souza, explica que é aconselhável guardar o dinheiro para o pagamento das despesas de início de ano. "É recomendável que ele utilize o dinheiro para efetuar o pagamento desses gastos. Além disso, também é válido começar a criar uma reserva estratégica, guardando mensalmente uma quantia para enfrentar essas despesas que chegarão ao início do ano seguinte. Assim estará agindo com educação financeira, poupando antes de gastar", explica.

O presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos, também orienta que o consumidor comece a construir a independência financeira e evite ao longo do ano compras feitas por impulso. "É preciso guardar cerca de 10% daquilo que a pessoa ganha. Com o tempo, você pode partir para um plano de previdência privada e conseguir complementar a aposentadoria pelo INSS".

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários