Por O Dia

Brasília - A semana começou animada na política brasileira, com episódios inusitados e bizarros envolvendo até o presidente da República. A deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ) se manifestou pela primeira vez sobre o imbróglio judicial em torno de sua nomeação ao Ministério do Trabalho. Em um vídeo vazado nas redes sociais, ela ironizou as ações trabalhistas em que foi condenada e que levaram a Justiça a impedir que ela assumisse a pasta.

Já o juiz da Lava Jato no Rio, Marcelo Bretas, se envolveu em uma polêmica sobre o auxílio-moradia.

No fim de semana, o presidente Michel Temer apareceu nos programas Silvio Santos, no SBT, e de Amaury Junior, na Band. O objetivo é popularizar a Reforma da Previdência.

No SBT, ele entregou uma nota de R$ 50 para Silvio. Já para Amaury, Temer falou da vida pessoal com a esposa, Marcela, desmentiu ser satanista e disse ser a Previdência a sua obsessão. "Mais do que uma obsessão, é necessidade para que mais adiante não seja necessária uma reforma radical", defendeu.

Marcelo Bretas recorre para garantir seu auxílio-moradia
Juiz Marcelo Bretas
Juiz Marcelo BretasMarcos Arcoverde / Estadão
Publicidade
O pagamento de auxílio-moradia ao juiz Marcelo Bretas, responsável pela Lava Jato no Rio de Janeiro, foi alvo de questionamento na Ouvidoria da Justiça Federal. O jornal 'Folha de S. Paulo' noticiou que o juiz, casado com uma integrante da mesma categoria, entrou com ação para receber o benefício, apesar de resolução do Conselho Nacional de Justiça proibir a remuneração a casais que morem sob o mesmo teto. O magistrado e outros quatro colegas obtiveram judicialmente o direito à verba.
A resolução do CNJ foi elaborada depois de o ministro Luiz Fux, do STF, ter liberado o pagamento do auxílio a todos os juízes do país, em 2014.
Publicidade
No Twitter, Bretas, encarregado de julgar diversas ações em que o ex-governador do Rio Sérgio Cabral é réu, ironizou as críticas ao ganho extra. "Pois é, tenho esse 'estranho' hábito. Sempre que penso ter direito a algo eu vou à Justiça e peço. Talvez devesse ficar chorando num canto ou pegar escondido ou à força. Mas, como tenho medo de merecer algum castigo, peço na Justiça o meu direito".
A Ajuferjes (Associação dos Juízes Federais do Rio de Janeiro e Espírito Santo) saiu em defesa de Marcelo Bretas. "A constante campanha para tentar desmoralizar os juízes federais brasileiros pretende não só subtrair um direito como também denegrir a honra dos que hoje mais se empenham em coibir o maior dos males da administração pública brasileira, a corrupção organizada e voraz", diz a nota.
Publicidade
Em 14 de janeiro, O DIA revelou que 70 mil casas básicas poderiam ser construídas no programa Minha Casa, Minha Vida com o valor gasto para auxílio-moradia dos membros dos Poderes da União. Desde 2010, o governo federal gastou mais de R$ 4 bilhões com o benefício, que virou "penduricalho".
Publicidade
Vídeo com bombados bomba na web
Vídeo de Cristiane Brasil causou reações negativas em todo o país
Vídeo de Cristiane Brasil causou reações negativas em todo o paísReprodução do Facebook
Deputada indicada ao Ministério do Trabalho há quase um mês, Cristiane Brasil (PTB-RJ), apareceu em vídeo a bordo de uma lancha, acompanhada de amigos em trajes de banho, no qual se defende da acusação das ações trabalhistas movidas por dois ex-funcionários. Com uma música tocando ao fundo e acompanhada de quatro saradões de torso nu, Cristiane é incentivada por um dos amigos, que a chama de "ministra".
Publicidade
"Todo mundo tem o direito de pedir qualquer coisa na Justiça. Todo mundo pode pedir qualquer coisa abstrata. O negócio é o seguinte: quem é que tem o direito? Ainda mais na Justiça do Trabalho? Eu juro para vocês que eu não achava que eu tinha nada para dever para essas duas pessoas que entraram contra mim e eu vou provar isso em breve", explanou a filha de Roberto Jefferson.
Um dos homens que acompanham Cristiane diz que "ação trabalhista toda hora a gente tem". No fim do vídeo, a deputada afirma: "O que pode passar na cabeça das pessoas que entram contra a gente em ações trabalhistas?"
Publicidade
À tarde, em nota, Cristiane Brasil afirma que "foi uma manifestação espontânea de um amigo, utilizada fora do contexto" e que "reitera o respeito à Justiça do Trabalho".
O advogado Dominique Sander, que moveu a liminar no Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir a posse da ministra, criticou a "defesa". "Uma confissão expressa de que ela não tem os conhecimentos mais básicos necessários para exercício do cargo", disse.
Publicidade
'Lula não está morto', alerta
Publicidade
O presidente Michel Temer disse ontem em entrevista à Rádio Bandeirantes que a não participação do ex-presidente Lula nas eleições "tensiona" o quadro político no Brasil. Para Temer, seria importante que ele fosse "derrotado nas urnas".
"De certa forma, a não participação de Lula na eleição tensiona o país", ponderou. "A figura do Lula é de muito carisma, não dá para dizer que ele está morto politicamente."
Publicidade
Temer evitou fazer considerações jurídicas sobre a condenação do petista. Ele não quis comentar quem será o candidato oficial do governo à Presidência, mas negou tentar a reeleição. "No fim de maio que eu digo."
O presidente está indo a diversos programas de TV e rádio para defender a Reforma da Previdência. "Eu acho que a esta altura, a reforma, sem causar problema para ninguém, apenas cortando alguns privilégios, já está sendo absorvida pela população...em fevereiro nós vamos conseguir aprovar", afirmou no programa de Amaury Junior, na TV Bandeirantes.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários