Psol irá escolher o seu candidato a presidência em março - Reprodução Internet
Psol irá escolher o seu candidato a presidência em marçoReprodução Internet
Por O Dia

Rio - O professor Plínio de Arruda Sampaio Júnior inscreveu nesta quarta-feira a sua pré-candidatura pelo Partido Socialismo e Libertade (Psol) para a presidência da república. Filho de Plínio Sampaio, candidato pelo partido ao cargo em 2010 e morto em 2014, ele é o primeiro político do Psol a se tornar oficialmente pré-candidato a presidência. O professor conseguiu o apoio de 1635 filiados. Eram exigidos pelo partido 400 subscrições.

O Psol irá definir o seu candidato a presidência da república no dia 10 de março de 2018. Além de Plínio Junior, há outros políticos que podem ser candidatos, apesar de nenhum deles ter lançado oficialmente a sua pré-candidatura. Nildo Ouriques, professor de Economia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a líder indígena, Sônia Guajajara, são dois prováveis pré-candidatos. Aparece também como possibilidade o nome de Guilherme Boulos, coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), que não é filiado ao partido, mas é defendido por alguns membros como o deputado estadual do Rio, Marcelo Freixo.

Galeria de Fotos

Psol irá escolher o seu candidato a presidência em março Reprodução Internet
Plínio Júnior é o primeiro pré-candidato oficial do Psol a presidência da república Reprodução Facebook
Confira o comunicado da pré-candidatura para a imprensa:

"Nesta quarta-feira (31/01), Plínio de Arruda Sampaio Júnior inscreveu a sua pré-candidatura para a Presidência da República no PSOL. Plínio reuniu o apoio de 1635 filiados/as, ultrapassando com folga as 400 subscrições exigidas pelo regimento da Conferência Eleitoral do partido, que definirá o/a candidato/a e ocorrerá em 10 de março de 2018.

Entre os apoiadores da pré-candidatura estão: Alex Fraga (vereador do PSOL de Porto Alegre), Álvaro Bianchi (professor da Unicamp), Babá (ex-deputado federal e suplente da bancada de vereadores do PSOL do Rio de Janeiro), Carlos Giannazi (deputado estadual do PSOL de São Paulo), Claudia Mazzei Nogueira (professora da UNIFESP-Santos), Fernanda Melchionna (vereadora do PSOL de Porto Alegre), Fernanda Miranda (vereadora do PSOL de Pelotas), Jorge Soutomaior (jurista, professor da USP e Juiz do Trabalho), Luciana Genro (ex-deputada federal e candidata do PSOL para a Presidência da República em 2014), Maria Orlanda Pinassi (professora da UNESP), Paulo Arantes (filósofo e professor da USP), Pedro Ruas (deputado estadual do PSOL do Rio Grande do Sul), Renato Cinco (vereador do PSOL do Rio de Janeiro), Ricardo Antunes (sociólogo e professor da Unicamp), Ruy Braga (professor da USP), Sâmia Bomfim (vereadora do PSOL de São Paulo) e Sandro Pimentel (vereador do PSOL de Natal) (veja o manifesto da candidatura e a lista completa de apoiadores em https://pliniojr.com.br/manifesto/).

O prazo para a inscrição começou em 22 de janeiro e vai até 06 de março. Plínio foi o primeiro a se colocar formalmente na disputa. Recentemente, ele divulgou um texto em que critica Guilherme Boulos (https://pliniojr.com.br/2018/01/12/criticas-a-entrevista-de-boulos/) - possível candidato do PSOL à Presidência - e outro em que aponta os limites do programa proposto pela Plataforma Vamos (https://pliniojr.com.br/2018/01/29/para-onde-vamos/), base programática da eventual candidatura de Boulos.

Espera-se que, a partir de agora, o PSOL inicie um amplo debate com sua militância sobre o nome que representará o partido na disputa eleitoral de 2018."

Você pode gostar
Comentários