Cristiane Brasil: quase-ministra - Divulgação
Cristiane Brasil: quase-ministraDivulgação
Por O Dia

Rio - Uma reportagem do Fantástico exibida ontem revelou um áudio da deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ), enquanto ainda era secretária do Envelhecimento e Qualidade de Vida do Rio, em 2014, supostamente coagindo funcionários a conseguirem votos para ela nas eleições. Naquela época, Cristiane estava licenciada da Câmara dos Vereadores para comandar a secretaria e tentava se eleger deputada federal pelo PTB. Na gravação, a deputada cobra empenho da equipe para caçar votos.

"Bom dia! Aqui não é uma reunião tensa. É apenas pra gente situar vocês de coisas que não estão no dia a dia de vocês e que vocês precisam entender pra ajudar a gente. Se eu perder a eleição de deputada federal...Eu preciso de setenta mil votos. Eu fiz quase trinta (mil votos). Agora são setenta mil. No dia seguinte, eu perco a secretaria. No outro dia, vocês perdem o emprego. Só tem importância na política quem tem mandato. Só tem mandato quem tem voto. Só tem voto quem tem pessoas como vocês que estão na ponta ajudando a gente pedir e propagar o voto. Do contrário, não funciona", disse a deputada na gravação.

Cristiane ainda dá dicas de como abordar os eleitores: "Eu preciso de uma coisa que está na mão de vocês agora, que é a credibilidade junto ao idoso, é a amizade que eles têm com vocês. É o carinho que eles têm com vocês no dia a dia. Se cada um no âmbito familiar me trouxer 30 fidelizados...'pô, tu é minha mãe. Se tu não votar nela, eu perco o emprego'. Olha que poder de convencimento essa frase tem! Pro marido: 'Meu querido, vai querer pagar minhas calcinhas? Então me ajude!'. Se amanhã vocês ficarem desempregados, como é que vai ser a vida de vocês? Vai ficar um pouquinho mais complicado, não é? "

"Eu só tenho um jeito de manter o emprego de vocês. Me elegendo", disse a então candidata a deputada federal. Segundo a reportagem, o áudio é de uma reunião na pasta com cerca de 50 servidores. Em nota ao Fantástico, Cristiane disse que "jamais infringiu qualquer norma ética ou jurídica relacionada às eleições". A autenticidade do áudio foi confirmada por um perito, que garantiu que, na análise técnica, não foi identificado qualquer tipo de corte ou edição e que,k de fato, a voz gravada é a de Cristiane Brasil.

A deputada federal ainda não conseguiu tomar posse no Ministério do Trabalho por conta de ações movidas na Justiça do Trabalho. No final de janeiro, ela ainda gravou um vídeo em um barco com amigos rebatendo as acusações dos ex-funcionários.

 

Com informações do Estadão Conteúdo

Você pode gostar
Comentários