Huck é cogitado para o DEM - Reprodução
Huck é cogitado para o DEMReprodução
Por

Brasília - Apesar de ter informado ontem ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que não vai concorrer às eleições presidenciais deste ano, Luciano Huck parece continuar em dúvida a respeito de sua candidatura. O apresentador de TV deve tomar a decisão após o Carnaval, segundo o jornal 'Folha de S.Paulo'. Atualmente, ele tende a se candidatar pelo PPS, partido que lhe ofereceu legenda, mas já há aliados, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), articulando o apoio de siglas maiores, como o DEM.

O passo final para o veredito de Huck, que vem sendo assediado a se lançar candidato apesar de já ter negado a possibilidade publicamente, foi um ultimado dado pela Rede Globo. A emissora disse que o apresentador do 'Caldeirão' deve tomar sua decisão, por temer que haja a associação natural entre o eventual presidenciável e seu nome. Além disso, como informou ontem a Coluna Esplanada, a emissora sinalizou que a esposa dele, Angélica, também seria demitida.

A entrevista que Huck deu ao 'Domingão do Faustão' em janeiro já rendeu a ele e à rede de TV explicação formal ao TSE para negar que estivesse ocorrendo propaganda antecipada. Na defesa, ele reiterou "que não será candidato no pleito deste ano".

O processo foi movido pelo PT e pede a inelegibilidade e ou a cassação do registro da respectiva candidatura de Huck, além de multa.

Os advogados do apresentador rebateram as acusações e mencionaram a "presença do presidente Michel Temer em programas do SBT, a fim de defender a imagem do seu governo e a Reforma da Previdência", como exemplo de que não é vedado tratar de política nas emissoras de TV.

A defesa argumentou também que "não há motivo para se pretender recriminar" seu cliente por defender, no 'Domingão do Faustão', "a necessidade de renovação da carcomida política nacional".

'Estilo do PSDB'

Depois de afirmar na terça-feira que seria bom para o país a candidatura de Huck, FHC disse ontem que o apresentador "tem o estilo do PSDB". "Ele sempre foi muito próximo ao PSDB, o estilo dele é peessedebista. É um bom cara." O ex-presidente comentou, entretanto, que nunca conversou sobre filiação ao partido. "Não sei se seria político. Não sei se vale a pena para ele." Por enquanto, Geraldo Alckmin é o provável candidato do partido na corrida presidencial.

 

TSE pode rever brecha que permite 'ficha-suja'
Publicidade
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, pretende discutir com os colegas da Corte Eleitoral o veto automático a registro de candidatura de políticos que se enquadrem na Lei da Ficha Limpa, em meio à controvérsia com a pretensão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de retornar ao Palácio do Planalto em outubro.
"Vou avaliar com os colegas de tribunal se essa praxe das liminares vai ser entendida sob esse ângulo também. Se as liminares são de segunda instância ou são liminares que não têm mais o condão de suspender a inelegibilidade", disse Fux.
Publicidade
Ontem, o ministro também anunciou a implantação de uma auditoria em tempo real que será feita, por amostragem, em urnas eletrônicas no dia das próximas eleições. A inspeção do software vai servir para eliminar dúvidas quanto à segurança da votação. Sobre o voto impresso, ainda será preciso esperar a decisão do STF.
Você pode gostar
Comentários