Capela Senhor do Bonfim localizada na praia do Bonfim, próxima ao centro da cidade de onde católicos mantém a tradiçional procissão por terra e mar.Divulgação/PMAR
Angra dos Reis - A comunidade católica do Bonfim celebra até domingo, 7, o padroeiro da região, Senhor do Bonfim. A festa este ano completa 243 anos de existência, com direito a eventos religiosos e sociais abertos a toda a população e aos turistas.
Como manda a secular tradição, a programação conta com leilão de prendas, pau de sebo com direito a prêmios em dinheiro e praça de alimentação montada nas areias da praia da comunidade, oferecendo vários tipos de pratos.
A programação religiosa foi iniciada com a missa, na ermida do Senhor do Bonfim, na última quarta-feira (3), com o Frei José Aparecido, prosseguiu durante a semana com tríduo, e a animação da comunidade Nossa Senhora Aparecida, na Vila Velha que recebeu a Banda Petrus.
Na sexta-feira (5), o tríduo preparatório foi na comunidade Nossa Senhora das Graças – Carioca – e Comunidade Nossa Senhora de Fátima – Praia do Anil. A programação social contou com DJ Jacaré, o rock nacional da banda Papo Reto – cover Charlie Brow Jr. – e o forró de Xandy Sonorus.
No sábado (6), o grupo jovem Esperança do Amanhã animará o encerramento do tríduo. No palco da praia do Bonfim, a animação ficará por conta de DJ Jacaré, Davi Dias e Banda Sereno. No domingo (7), ponto alto das comemorações ao Senhor do Bonfim, a Santa Missa festiva será às 10h, sendo presidida por Frei João Paulo, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição. Às 16h, ocorrerá a tradicional procissão no mar e pelas ruas do bairro. Fechando os festejos religiosos, às 19h, ocorrerá a queima de fogos, na ermida do Senhor do Bonfim, mas a festa continua com a apresentação do DJ Jacaré, banda Pontos Cardeais, Calebe e Leilani e o cantor Erickinho.
– Essa festa é linda e tem histórias maravilhosas. Faz parte do nosso calendário. Sou uma pessoa grata por participar dela na condição de secretário de Cultura, apoiando as atividades diretamente – declarou Andrei Lara.
A festa é patrocinada pela Viação Senhor do Bonfim e pela Mattos Teixeira via Lei Municipal de Incentivo à Cultura e ao Esporte, sendo uma realização da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, com produção da Smart Produções e apoio da Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio.
A lenda do Senhor do Bonfim em Angra
Conta a lenda, que ao passar pela Enseada de Batista das Neves, após uma longa noite no mar, um pescador encontrou sobre uma pedra que fica próxima à ilhota uma imagem de Cristo Crucificado. Ele entregou a imagem a uma igreja da cidade, mas ela desapareceu. O mais intrigante é que ela teria reaparecido no mesmo local onde foi encontrada. O fato inexplicável aconteceria em três ocasiões. Diante disso, mandou-se construir uma pequena Igreja no local para abrigar a imagem.
Programação religiosa
Sábado, dia 06
19h – 3° dia do Tríduo
Domingo, dia 07
10h – Santa Missa festiva com Frei João Paulo
16h – Procissão no mar e em seguida pelas ruas do bairro
19h – Encerramento das festividades religiosas com queima de fogos na ermida do Senhor do Bonfim
Programação social
Sábado, dia 06
Domingo, dia 07
10h – Santa Missa festiva com Frei João Paulo
16h – Procissão no mar e em seguida pelas ruas do bairro
19h – Encerramento das festividades religiosas com queima de fogos na ermida do Senhor do Bonfim
Programação social
Sábado, dia 06
DJ Jacaré
Davi Dias
Banda Sereno
Davi Dias
Banda Sereno
Domingo, 07
DJ Jacaré
Banda Pontos Cardeais
Calebe e Leilani
Cantor Erickinho
Banda Pontos Cardeais
Calebe e Leilani
Cantor Erickinho
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.