Douglas Barbosa, secretário de Segurança Pública de Angra palestrante no V Fórum da Brics, na Rússia.Divulgação/PMAR

Angra dos Reis – “ Na junção do passado e futuro: Transformação global”. Este é o tema do V Fórum internacional BRICS na Rússia. O evento será aberto nesta quinta-feira(9) e vai reunir mais de 7 mil pessoas,  2 mil delegados estrangeiros, de 200 cidades dos 57 países participantes. O evento é anual e tem por objetivo a cooperação entre os países para que, em conjunto, eles possam avançar no desenvolvimento socioeconômico, oxigenando a sua economia. Angra dos Reis é uma das cidades em destaque. Douglas Barbosa secretário de Segurança Pública, será um dos palestrantes no Fórum e vai expor todo o trabalho realizado pelo município, que contribuiu nos últimos anos para tirar a cidade do ranking de uma das mais violentas do estado. 
Angra dos Reis era reconhecida nos últimos anos, no cenário internacional, de forma negativa no setor de segurança, ocupando páginas dos principais jornais do mundo sendo uma das mais violentas do estado, engessando o turismo e consequentemente a economia da cidade. Essa imagem se deu pelas ações de asfixia contra o tráfico de drogas no estado em 2019 levando criminosos a migrarem para o interior em busca de sobrevivência no submundo das drogas. A disputa de território entre facções rivais transformou o” paraíso ” em um campo de guerra, que para garantir o comércio paralelo na cidade, invadiram os morros e bairros foram ocupados. A ousadia era tamanha que traficantes andavam exibindo armas pesadas, como fuzil, e vendendo drogas em plena luz do dia, travando uma guerra contra o estado e colocando a população refém.
Aos poucos a Polícia foi se reestruturando e o estado cumprindo o seu papel com a parceria do município, todos contra o crime organizado. Entre as ações estavam: estrutura para implantação de Unidades de Polícia Pacificadora ,UPPs, reformas e compras de viaturas, aluguéis de imóveis pela prefeitura para instalar em pontos estratégicos essas unidades, além da implantação do projeto Cidade Inteligente, cujo monitoramento é feito 24h por câmeras espalhadas pela cidade, totalizando um investimento em torno de R$ 12,4 milhões no combate ao criminalidade.
Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) apontou uma redução significativa na estatística de criminalidade da maior cidade da costa verde. Homicídios, latrocínios, feminicídios, entre outros e roubos nas ruas e saidinhas de banco, caíram 60% entre 2019 e 2022, roubo a veículos teve queda de 174 para 13, e o de carga de 59 para 2. Apesar da redução nos números, a cidade ainda enfrenta resistência do tráfico nos morros do centro e próximos ao centro ( Carioca, Santo Antônio, Fortaleza, Carmo , Sapinhatubas 1,2 e 3, Glórias 1 e 2 e Lambicada). O policiamento ostensivo tem sido presente nessas áreas. Armas, drogas e veículos usados pelo tráfico são apreendidos, prisões e mandados são cumpridos, desarticulando facções.
O IMBRICS é organizado pelos cinco países integrantes do BRICS, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O encontro deste ano acontece entre 9 e 10 de novembro no Expoforum Exhibition Center – um dos maiores centros de convenções da Europa.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.