Bombeiros em operação verão nas praias do estadoDivulgação/CBMERJ

Costa Verde – O Corpo de Bombeiros Militar do Rio tem registrado aumento no número de salvamentos marítimos, em todo estado. Nas principais cidades litorâneas da costa verde, Angra, Paraty e Mangaratiba, esses números tem chamado a atenção das autoridades. Por conta desta estatística e associado a onda de calor que chegou com força neste verão, o CBMERJ antecipou o início da Operação Verão 2023/2024 para esse domingo (12).
Só no primeiro dia cerca de 13 ocorrências no mar foram registradas na baía da Ilha Grande, 19 em Paraty e 36 em Angra - localidades que nesta época atraem turistas do mundo inteiro e tem como porto seguro a Vila do Abraão, onde estão previstos 50 transatlânticos com cerca de três a sete mil pessoas a bordo, cada um.
Com a onda de calor que chegou no estado ontem, foi registrado um fluxo significativo nas principais praias do litoral do estado. Angra dos Reis e Ilha Grande seguidas de Mangaratiba e Paraty, superlotaram. Na areia não tinha espaço para comportar tanta gente. Grande fluxo de barcos também foi registrado entre a Ilha Grande e continente. O primeiro navio com mais de 3.500 turistas aportou em Angra.
O planejamento estratégico do CBMERJ inclui a ampliação de cerca de 20% do efetivo de guarda-vidas para patrulhar a orla, além da aquisição de viaturas e equipamentos. 
- O litoral fluminense estará ainda mais seguro neste Verão. As operações marítimas serão reforçadas por 91 motos-aquáticas recém-adquiridas, dois sonares Side Scan para buscas subaquáticas, além de um drone que emite alertas sonoros para os banhistas em situação de risco no mar, em pedras e costões. As ações fazem parte de um investimento de mais de R$ 31 milhões feito recentemente pelo Governo do Estado no Grupamento Marítimo da corporação - afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro.
A atual gestão também comprou capacetes de salvamento, barracas de sol, cadeiras de praia, máscaras para ventilação, rádios, seis botes infláveis avançados e 40 quadriciclos. Assim como pranchas de resgate, kits de protetor corporal e labial, chapéus australianos, óculos de proteção solar, nadadeiras, apitos, binóculos e garrafas térmicas, entre outros.
Também estão sendo compradas embarcações de médio porte multimissão, botes infláveis de resgate, garrafas térmicas e geladeiras, que vão reforçar os postos.

- Nosso Serviço de Salvamento Marítimo é referência no país. Não poupamos esforços e recursos para garantir a modernização da nossa frota e a segurança e o bem-estar dos nossos guarda-vidas. - destacou o coronel Leandro Monteiro.

Balanço

Só este ano, os guarda-vidas da corporação já realizaram mais de 1,4 milhão de ações preventivas e mais de 21 mil salvamentos marítimos.
Neste fim de semana (11 e 12.), foram registrados cerca de 1.430 resgates ( 487 no sábado(11) e cerca de 943 no domingo(12).

Resgates nesse domingo (12) em todo o estado

3º GMAR Copacabana
Resgates: 400

2º GMAR Barra da Tijuca
Resgates: 132

4º GMAR Itaipú
Resgates: 118

DBM 3/M Recreio dos Bandeirantes
Resgates: 65

DBM 4/M Barra de Guaratiba
Resgates: 63

9º GBM Macaé
Resgates: 41

DBM 1/26 Mambucaba/ Angra dos Reis
Resgates: 36

18º GBM Cabo Frio
Resgates: 25

26º GBM Paraty
Resgates: 19

5º GBM Campos dos Goytacazes
Resgates: 18

DBM 2/10 Ilha Grande
Resgates: 13

DBM 1/27 Saquarema
Resgates: 6

DBM 3/5 São João da Barra
Resgates: 6.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.