Manifestantes só liberaram a pista no início da noite após reunião com representante do MPDivulgação/Reprodução rede social

Angra dos Reis - Por conta da determinação do Ministério Público, de suspender as obras de enrocamento do rio Bracuí, moradores do bairro, que recebe o mesmo nome, fecharam a rodovia Rio-Santos, interrompendo o trânsito em Angra dos Reis, na costa verde, em protesto a decisão, na tarde desta sexta-feira (11). 
"Nós queremos que as obras continuem. Moramos aqui há anos e sofremos com as chuvas. O bairro fica inundado" - disse Marcelo de Albuquerque, 33 anos metalúrgico.
Com faixas  e cartazes nas mãos, entoando palavras de ordem, moradores ocuparam a rodovia. O manifesto foi acompanhado pela PM e PRF, que estavam no local.
As obras estão sendo executadas pela prefeitura desde janeiro deste ano, quando o bairro foi atingido pela segunda vez por um forte temporal, em dezembro de 2024 e janeiro deste ano. Dois idosos foram mortos pela enxurrada, que invadiu casas deixando centenas de pessoas desalojadas.
Na determinação o MP também impede a prefeitura de abrir um acesso ao sertão do bairro, onde segundo moradores ainda existe 30 famílias isoladas. As obras já realizadas antes da intervenção do MP, mostraram eficazes ao conter a força da água que desceu da serra com as chuvas do último final de semana, (4),(5) e (6), quando o município foi novamente atingido pelo temporal que caiu em todo o Estado. 
Ainda segundo informações de lideranças comunitárias 30 famílias continuam ilhadas no sertãozinho do Bracuí, conhecido como estrada do índio. A prefeitura ia entrar com maquinário para improvisar um acesso. A atitude teria sido concordada como uma exceção pela Justiça, mas o município foi informado pelo MP, que não havia autorização. Imediatamente a ordem de trabalho foi suspenso, deixando moradores revoltados. 
O MP recebeu um grupo de manifestantes no final do dia em busca de solucionar o impasse. Ficou acertado, segundo os moradores que haverá uma audiência pública com todos os órgãos envolvidos para discutir o problema. Após a reunião, no início da noite, manifestantes deixaram a pista, encerrando o protesto.
 

Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.