Imagem de São BeneditoDivulgação/PMAR

Angra dos Reis - Comunidade católica de Angra dos Reis celebrou, nessa segunda-feira (21), com fé e devoção a tradicional Festa de São Benedito, uma das manifestações religiosas e culturais mais antigas do município. A programação contou com alvorada festiva, missas, a presença da Corte Negra e da Irmandade de São Benedito. A procissão e missa solene com as imagens de São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e do Menino Jesus, foram os destaques da programação religiosa. 
Missa Solene na Igreja do Carmo - Divulgação/PMAR
Missa Solene na Igreja do CarmoDivulgação/PMAR


Apesar da chuva, a caminhada de fé reuniu centenas de fiéis e moradores, que acompanharam, emocionados, cada momento da procissão pelas ruas do Centro. Ao final, o Convento do Carmo foi palco da tradicional queima de fogos, do corte simbólico do bolo e de uma apresentação especial da banda de música, encerrando o dia com festa e emoção.

- A Festa de São Benedito é um símbolo da força cultural e espiritual de Angra dos Reis. Ver a participação ativa da nossa população, mesmo com a chuva, mostra o quanto essa tradição está enraizada no coração dos angrenses. É com orgulho que apoiamos e valorizamos uma celebração tão importante para a cidade — destacou o prefeito Cláudio Ferreti.

Como de costume, a programação da Festa de São Benedito começou no Domingo de Ramos (13), com a entrega das insígnias aos Juízes do Mastro na Igreja de Santa Luzia, seguida de procissão até o Largo da Matriz para o erguimento do mastro com os estandartes de São Benedito e Nossa Senhora do Rosário. No Domingo de Páscoa (20), foi realizada a entrega das insígnias aos Juízes da Festa, a coroação do Rei e da Rainha e a nomeação dos novos membros da Irmandade.

Os festejos contaram com o apoio da Prefeitura de Angra dos Reis, por meio da Secretaria de Cultura e Patrimônio, e foram organizados pela Irmandade de São Benedito, que é patrimônio imaterial desde o ano passado. Em 2025, a celebração teve Karina e Arthur Andrade como festeiros.

- A Festa de São Benedito é uma expressão viva da nossa história, fé e identidade cultural. É um momento que une gerações e reafirma o valor das tradições populares em Angra. Preservar essa celebração é fortalecer o patrimônio imaterial do nosso povo – finalizou o secretário de Cultura e Patrimônio, Andrei Lara.

Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.