Uma das iniciativas implementadas pela Prefeitura é o Cadastro Único Volante, que viabiliza que as equipes se desloquem a vários locais do município, facilitando o acesso da população aos serviços de assistência socialDivulgação

Araruama - O município de Araruama ultrapassou a meta nacional na Taxa de Atualização Cadastral do programa Cadastro Único, ferramenta do Governo Federal que concede acesso à benefícios e serviços de programas sociais.
Enquanto a média nacional é de 81,2%, Araruama obteve uma taxa de 81,5%, segundo relatório referente ao mês de fevereiro de 2023. Atualmente, 30.996 famílias do município estão inseridas no Cadastro Único. Dentre elas, 24.197 famílias atualizaram o cadastro nos últimos dois anos e 26.407 famílias possuem renda de até 1 salário mínimo. O relatório aponta, ainda, que 21.528 famílias com renda de até 1/2 salário mínimo estão cadastradas e com os dados atualizados.
O Cadastro Único é a porta de entrada para benefícios do governo, como Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), Beneficio de Prestação Continuada (BPC), Programa Bolsa Família (PBF), entre outros. Os dados do programa também são utilizados para o mapeamento das vulnerabilidades locais, o planejamento das ações e a seleção de beneficiários dos programas sociais geridos pelo estado ou município.
O resultado positivo da adesão ao CadÚnico no município reflete o comprometimento da gestão da prefeita Livia de Chiquinho, que tem feito investimentos constantes em políticas sociais e meios de facilitar o acesso da população aos serviços de assistência.
A Prefeitura de Araruama, através da Secretaria de Política Social (SEPOL), tem realizado uma série de ações com o objetivo de expandir o alcance desses serviços de assistência. É o caso da iniciativa Cadastro Único Volante, que viabiliza que as equipes se desloquem a vários locais do município, facilitando o acesso da população. Além de realizar os cadastros, a ação também disponibiliza outros serviços de forma gratuita, como dentista móvel, aferição de pressão, barbeiro e manicure.
No mês de março, a ação foi realizada no distrito de São Vicente de Paula, e alcançou os seguintes resultados: 22 cadastros realizados, 25 vacinações, 13 atendimentos odontológicos, 52 aferições de pressão e glicemia, 51 acompanhamentos de reforço nutricional. Além disso, 20 pessoas foram atendidas por trancista, 28 por barbeiro e 11 por manicure.
Em abril, a ação Cadastro Único Volante irá ocorrer em Morro Grande, na próxima terça-feira (25), das 9 às 15 horas. A equipe do Cadastro Único tem feito, ainda, mutirões de atendimento nos finais de semana, que ocorrem nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e na SEPOL; mais de 1000 pessoas já foram atendidas.
A Prefeitura também está organizando palestras para orientar a população sobre o Novo Bolsa Família e outros benefícios sociais. No CRAS de São Vicente, a palestra reuniu 73 pessoas.
A secretária de Política Social, Kátia Gonçalves, comemorou os resultados positivos do município: “É extremamente gratificante trabalhar com uma gestora que ama o seu povo. A prefeita Livia de Chiquinho é uma mulher à frente do seu tempo que sempre promove ações para que os direitos da população sejam sempre preservados, por isso o resultado salta aos olhos”, ressaltou.
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.