Com foco na sustentabilidade, nova Estação de Tratamento de Esgoto de Araruama será inaugurada nesta quinta-feira (13)
Tendo recebido um investimento de R$31 milhões em obras de ampliação e modernização, a nova ETE Ponte dos Leites se destaca como uma das mais sustentáveis do país
As obras resultaram em um aumento de 80% da vazão nominal de tratamento, com capacidade para tratar 220 litros por segundo (l/s) de esgoto e atender até 144 mil habitantes - Divulgação
As obras resultaram em um aumento de 80% da vazão nominal de tratamento, com capacidade para tratar 220 litros por segundo (l/s) de esgoto e atender até 144 mil habitantesDivulgação
Araruama - Nesta quinta-feira (13), será inaugurada a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ponte dos Leites. Projeto da Águas de Juturnaíba — concessionária do Grupo Águas do Brasil — em parceria com a Prefeitura de Araruama, a estação se destaca como uma das mais sustentáveis do país, tendo recebido um investimento de R$31 milhões em obras de ampliação e modernização.
O governador do Rio, Cláudio Castro, e o vice-governador, Thiago Pampolha, confirmaram presença na inauguração. Também são esperados para o evento prefeitos de diversos municípios da Região dos Lagos.
As obras resultaram em um aumento de 80% da vazão nominal de tratamento, com capacidade para tratar 220 litros por segundo (l/s) de esgoto e atender até 144 mil habitantes. Foram implementadas tecnologias para reaproveitamento total dos resíduos decorrentes do tratamento de esgoto.
“A ETE Ponte dos Leites é o exemplo concreto de como a inovação pode ser aplicada no setor de saneamento básico. Ela reforça o compromisso do Grupo Águas do Brasil com a recuperação do sistema lagunar. Os resíduos provenientes dos 7,7 milhões de litros de esgoto tratados serão utilizados para a produção sustentável de tijolos artesanais e de um biofertilizante desenvolvido com exclusividade pelo nosso time, evitando também a sobrecarga de aterros sanitários”, conta Carlos Gontijo, diretor da Águas de Juturnaíba.
Com equipamentos de última geração em um espaço total de 11 hectares — o equivalente a 11 campos de futebol —, a estação conta com duas unidades de tratamento preliminar mecanizados, dois reatores aeróbios de batelada sequenciais, três lagoas de Wetlands (sistema de tratamento de esgoto por meio de plantas), uma usina de compostagem para produção de biofertilizante e uma oficina de tijolos ecológicos artesanais.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.