Com 10.827 metros de extensão, a nova orla é a segunda maior orla urbanizada do estado do Rio de Janeiro e integra 9 praiasDivulgação

Araruama - Foi inaugurada, neste sábado (19), a nova Orla Oscar Niemeyer, em Araruama, na Região dos Lagos. A obra, às margens da Laguna de Araruama — maior patrimônio natural do município — se tornou o principal cartão-postal da cidade, além de um grandioso museu arquitetônico a céu aberto.
A cerimônia de inauguração reuniu diversos nomes da política, que vieram prestigiar a inauguração da obra que representa um marco para o interior do estado do Rio. Dentre eles, o secretário estadual de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis; os deputados federais Rosenverg Reis, Chiquinho Brazão e Eduardo Bandeira de Mello, a deputada estadual Franciane Motta; o prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins; o secretário de governo de Cabo Frio, Cel. Ruy França; e muitos outros.
Na ocasião, também foi celebrado o aniversário da prefeita Livia de Chiquinho, que foi homenageada com um vídeo narrando todas as realizações de sua trajetória política. É a primeira mulher eleita para o cargo de prefeita no município de Araruama. Sua prima Daniela de Livia participou da cerimônia ao seu lado.
“(O governo da cidade está) cuidando bem do que tem, garantindo infraestrutura, garantindo esse banho de social que a Livia tem dado aqui. Porque não adianta orla, asfalto, iluminação bonita se não cuidar das pessoas, se não cuidar do ser humano. E esse governo aqui faz isso”, destacou o secretário estadual de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis.
Com 10.827 metros de extensão, a nova orla é a segunda maior orla urbanizada do estado do Rio de Janeiro e integra 9 praias. Para homenagear Oscar Niemeyer, foram instaladas esculturas replicando 8 obras do renomado arquiteto, espalhadas pela extensão da orla.
As peças foram fixadas no espelho d’água do complexo lagunar e retratam o legado deixado pelo arquiteto, oferecendo uma exposição permanente de obras emblemáticas da arquitetura moderna.
O projeto conta ainda com postes imperiais, acessibilidade, rampas de acesso às embarcações, calçadão com 4,80 metros de largura e ciclovia. Além disso, também foram construídas 3 pontes arqueadas, conectando as praias Salinas x Centro, Pontinha x Amores e Coqueiral x Barbudo.
Foram construídas as seguintes réplicas para homenagear Oscar Niemeyer:
- Sambódromo (Praia do Barbudo)
- Museu Oscar Niemeyer (Praia do Coqueiral)
- Memorial JK (Salinas Branca)
- Catedral de Brasília (Praia da Pontinha)
- Igreja da Pampulha (Náutico)
- Museu de Arte Contemporânea - MAC (Praia dos Amores)
- Centro Cultural Internacional Oscar Niemeyer (Pontinha do Outeiro)
- Memorial da América Latina (Centro)
A nova orla vai auxiliar no desenvolvimento econômico e na geração de empregos no município, impulsionando o turismo em toda a região.
“É uma verdadeira revolução, uma majestosa obra, que nós fizemos um grande investimento e vamos colher muitos frutos. Hoje Araruama vive um novo momento, um novo marco. E isso graças a um trabalho digno, a um trabalho transparente de uma mulher que se colocou pra transformar essa cidade. Eu quero deixar a minha história na política e representar todas as mulheres”, ressaltou a prefeita Livia de Chiquinho.
Na ocasião, a prefeita ainda anunciou projetos futuros para o município. Dentre eles, um pacote de obras que serão inauguradas no próximo aniversário da cidade.
Sobre Oscar Niemeyer
Formado pela Escola Nacional de Belas Artes da UFRJ, Oscar Niemeyer foi eleito o nono gênio mundial vivo pela empresa Synectics, em 2007. Projetou diversos prédios públicos, como o Congresso Nacional, a Catedral de Brasília, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói e o Sambódromo. Ele faleceu no dia 5 de dezembro de 2012.