O projeto recebeu o nome em homenagem ao artista plástico Vik Muniz, que realiza experimentações artísticas com materiais recicláveisDivulgação

Araruama - Lixo vira Arte em Araruama. O projeto “Arte e Sustentabilidade: Vik Muniz” está sendo desenvolvido pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação. A primeira atividade aconteceu na última sexta-feira (15) na Escola Ecológica Municipal Prof. Fábio Siqueira, no bairro Vila Canaã.
O projeto recebeu o nome em homenagem ao artista plástico Vik Muniz, que realiza experimentações artísticas com materiais recicláveis. “A principal finalidade é a valorização da atividade dos catadores, chamando atenção para a pluralidade do trabalho, que une sustentabilidade, geração de renda e conquista de autonomia”, ressaltou a prefeita Livia de Chiquinho.
Os alunos do 5º ano da unidade de ensino e a comunidade de mães catadoras de resíduos recicláveis participaram da ação, que deu destaque às inúmeras possibilidades que abrangem o processo de ressignificação do lixo em arte.
“Esse trabalho executado pela equipe de projetos especiais, por meio da professora Meire Arcanjo, possibilita maior visibilidade de atuação das mulheres que sustentam as suas famílias com os materiais recicláveis e promove a ecopedagogia nas escolas ecológicas”, disse a secretária de Educação, Luiza Cristina Vianna (Profª Tico).
Vik Muniz desenvolveu um trabalho social no aterro sanitário de Gramacho, em Duque de Caxias, registrado no documentário “Lixo Extraordinário”. O filme, lançado em 2010, retrata o cotidiano e as duras condições de vida dos catadores.
A obra também mostra o poder transformador da arte, tendo como principais ferramentas a reciclagem e o reaproveitamento de materiais. Através do olhar humanizado e consciente do artista, os catadores descobriram a possibilidade de acessar e expressar suas habilidades artísticas e criativas.